Inglês sem Fronteiras abre inscrição para aulas presenciais na UFPA Imprimir
Ter, 10 de Fevereiro de 2015 10:01

Já está disponível o Edital que oferta cursos presenciais do Programa Inglês sem Fronteiras (IsF) em 2015, publicado pelo Diário Oficial da União (DOU). A Universidade Federal do Pará (UFPA) está entre as 43 universidade federais parceiras que são Núcleos de Línguas (NuCLi) do Programa Idiomas sem Fronteiras – Inglês. As inscrições começam nesta segunda-feira, 9 de fevereiro, e vão até  dia 18 deste mês. O curso tem o objetivo de enfatizar o desenvolvimento da comunicação oral e escrita do idioma Inglês, práticas de conversação, estudos sobre a cultura anglófona e Inglês para intercâmbio. Confira o edital em: http://www.ascom.ufpa.br/links/editais/EDITAL_NUCLI_N_6_2015_OFERTA_2_2105.pdf.

A UFPA oferta 24 turmas com foco no desenvolvimento de habilidades linguísticas para internacionalização – inglês para fins acadêmicos – e na preparação para os exames TOEFL iBT, IELTS, entre outros. A carga horária é de 4 horas semanais, distribuídas em dois dias alternados. As aulas estão previstas para iniciar no dia 2 de março de 2015 e conforme o dia da semana correspondente ao curso que o candidato escolher. O local será o Pavilhão H do Campus Básico da Cidade Universitária José da Silveira Netto.

Para se inscrever nos cursos presenciais de língua inglesa, é preciso acessar o site do  IsF e, exclusivamente, por meio do link on-line, efetuar o procedimento. O sistema para inscrições ficará disponível até às 12h do dia 18 de fevereiro, observando o horário oficial de Brasília. Os candidatos a uma vaga no curso presencial devem ser alunos de graduação, mestrado ou doutorado, com matrículas ativas nas universidades credenciadas.

Além disso, o aluno deve ter participação ativa no curso My English Online (MEO), ou que já tenha realizado o teste TOEFL ITP por meio do Programa IsF-Inglês, com o resultado publicado. Também é necessário que tenham concluído até 90% do total de créditos de seu curso. Da mesma forma, podem se inscrever os técnicos e os docentes ativos das universidades credenciadas que tenham o TOEFL ITP publicado. De acordo com o edital, os alunos inscritos serão nivelados por turma, conforme a pontuação atingida no teste TOEFL ITP.

Não haverá cobrança de taxa de inscrição aos candidatos, no entanto estes deverão adquirir seus materiais didáticos próprios. O resultado da seleção e a situação da inscrição de cada candidato serão informados por intermédio de e-mail cadastrado no sistema, a partir do dia 24 de fevereiro de 2015. Em caso de desistência ou cancelamento, haverá chamadas sucessivas dos candidatos em lista de espera, obedecendo à ordem de classificação. O candidato poderá consultar o resultado das chamadas na página eletrônica do Programa IsF utilizando a senha de acesso e na instituição em que realizou sua inscrição.

Abertas as inscrições para cursos presenciais de Inglês do Programa IsF

Prazo de inscrições: de 9 de fevereiro às 12h de 18 de fevereiro de 2015

As inscrições serão feitas exclusivamente pela página do Programa IsF - http://isf.mec.gov.br/ingles/ - e pelo link do aluno  na página do IsF.

Texto: Brenda Maciel – Assessoria de Comunicação da UFPA

Foto: Laís Teixeira