Subunidades

Cursos Livres

Publicações Eletrônicas

UFPA estuda cortes para se adequar ao orçamento 2015 Imprimir

Uma reunião de trabalho, realizada nesta segunda-feira, 11, e que envolveu a Pró-Reitoria de Administração (Proad), a Prefeitura da Cidade Universitária Professor da Silveira Netto e a Comissão Permanente de Licitação (CPL), dará início a um levantamento detalhado da execução financeira da Instituição realizada até agora e do que poderá ser cumprido efetivamente, adequando ao limite de 30% de contingenciamento determinado pelo Governo Federal no orçamento da UFPA para 2015. Essa identificação das necessidades da Instituição será apresentada, na próxima semana, ao reitor da UFPA, Carlos Edilson Maneschy, para análise.

A identificação se dará, inicialmente, pelos recursos que a Universidade necessita prioritariamente para sua manutenção, como os contratos com as empresas terceirizadas de segurança patrimonial, limpeza, manutenção, energia elétrica e telefonia. O pró-reitor de Administração, Edson Ortiz de Matos, insistiu, nesse aspecto, para a importância do esforço da comunidade universitária em ajudar na economia de energia elétrica e de água. “Se todos tiverem a precaução de desligar as luzes e aparelhos de ar condicionado quando não estiverem sendo necessários, já teremos uma redução de consumo significativa”, afirma.

A aquisição de equipamentos e mobiliários podem sofrer reduções este ano - O prioritário é atender às unidades novas, inauguradas ou a serem inauguradas, que deverão ser atendidas com a compra total ou parcial de itens dessa natureza. Outros itens de custo mais elevados, como ônibus e veículos, passarão por uma análise bem mais criteriosa da necessidade de aquisição, este ano.

As obras em andamento em todos os campi da Instituição seguirão o cronograma estabelecido em cada contrato, somente novas construções estarão sujeitas à deliberação expressa da administração superior, observando o orçamento disponível para essa finalidade.

RU - O subsídio que a Instituição emprega, mensalmente, para a manutenção do Restaurante Universitário é alto. Para se ter uma ideia, em cada refeição consumida, a Universidade desembolsa cerca de 500% sobre o preço praticado para cobrir o seu valor real, pois soma-se a este os custos com os produtos utilizados na preparação e de mão-de-obra das empresas terceirizadas.

Concluindo a reunião, o pró-reitor Edson Ortiz de Matos assegurou que a Instituição tem como passar por essa crise financeira, instalada este ano, com a adequação e otimização dos recursos federais recebidos e a sensibilização da comunidade para uma participação mais eficaz na redução dos gastos, principalmente de luz, água e telefone. “Todos podemos contribuir porque vivemos em uma comunidade que deseja auxiliar na construção e permanente crescimento de nossa Universidade”, finalizou.

Texto: Edna Frazão – Assessoria de Comunicação da Proad / UFPA
Fotos: Alexandre Moraes

ICA - AV. Presidente Vargas, S/N, Praça da República - Belém - Pará, CEP: 66017-060
Tel: Secretaria : (91) 3241-5801, Fax: (91) 3241-8369. E-mail: ica@ufpa.br