Projeto Sarauparauara - Mostra Luiz Pardal Imprimir
Sex, 12 de Junho de 2015 11:48

Luiz Pardal é doutor em composição pela UFBA, professor/pesquisador da EMUFPA, músico, produtor, arranjador, autor de diversas obras musicais de caráter erudito, popular e técnico (trilhas-sonoras para TV e cinema). Multi-instrumentista com intensa atividade nas áreas do jazz, choro, música popular e erudita. Em 2000, lançou pela SECULT do Pará no selo Uirapuru, seu CD de Choros. Sua obra Suíte para Piano e Orquestra foi executada e gravada pelo pianista Arthur Moreira Lima e Orquestra Sinfônica do Teatro da Paz em homenagem a Waldemar Henrique, além de diversos outros registros fonográficos de artistas brasileiros. Em 2003 arranjou e dirigiu o show “Canto das Águas” de Fafá de Belém, em Belém e Portugal. Em 2005 teve sua obra Um Réquiem para Waldemar lançada no CD “A Música e o Pará” pela Secult. Participou como músico no Show “Barreiros” de Leila Pinheiro, com Guinga e com Jane Duboc. Como instrumentista e diretor musical representou o Pará com um grupo de música paraense em Nancy, em comemoração ao Ano Internacional do Brasil na França. Em 2008, recebeu a comenda da “Organização Brasileira dos Veteranos das Nações Unidas e Estados Americanos”. Autor da melodia do Hino da Cidade de Belém recebeu em 2012, a comenda “Francisco Caldeira Castelo Branco”, oferecida pela Prefeitura de Belém. Membro da Academia Paraense de Música.

Projeto Sarauparaura
É um projeto de extensão da EMUFPA que visa à realização de encontros em forma de sarau para o desenvolvimento de atividades musicais de câmera, objetiva possibilitar aos participantes - alunos, professores, músicos e público em geral - conhecer parte do repertório musical parauara de compositores como: Luiz Pardal, Altino Pimenta, Waldemar Henrique, Wilson Fonseca, entre outros. Por meio da execução e apreciação musical “em primeira vista”, o repertório é oportunizado aos participantes como atividades iniciais de leitura.
A Mostra Luiz Pardal apresenta ao público o primeiro resultado destes encontros que foram realizados no Espaço Cultural Etnias e no auditório da EMUFPA. No total foram 12 encontros entre leituras, estudos e ensaios para Mostra.
O Projeto Sarauparauara através da parceria com o Sistema Integrado de Museus – SIM, desenvolve um trabalho de pesquisa em seu acervo de compositores parauaras e os resultados serão apresentados ao grande público em eventos nos espaços museológicos que integram o Sistema Integrado de Museus.

Para outras informações sobre o projeto “Sarauparauara” e a lista completa de convidados da Mostra Luiz Pardal, acesse aqui.

Projeto Sarauparauara
Data: 17/6/2015
Local: Igreja de Santo Alexandre, Complexo Feliz Lusitânea - Belém.

Coordenador: Prof. Celson Gomes - EMUFPA

Subcoordenador: Prof. Luiz Moraes Filho – EMUFPA