Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

UFPA é selecionada para participar do Ashoka Commons América Latina/2019

  • Publicado: Quinta, 05 Setembro 2019 09:14
  • Última Atualização: Quinta, 05 Setembro 2019 09:14
  • Acessos: 630

Por meio da Coordenação de Empreendedorismo da Agência de Inovação Tecnológica (Universitec), a Universidade Federal do Pará foi agraciada com uma bolsa no Programa Ashoka Commons América Latina/2019. A iniciativa, de renome internacional, tem por objetivo conectar e amparar Instituições de Ensino Superior para fortalecerem a agenda de inovação social em seus projetos de ensino, pesquisa e extensão.

Durante seis meses, uma equipe da UFPA será “mentoreada” e acompanhada por especialistas da Ashoka e de Organizações parceiras que, por meio de encontros on-line, compartilharão suas experiências na temática e conduzirão o processo de aprendizagem, avaliação e aplicação das melhores práticas em projetos institucionais. Ao final, a universidade terá não somente uma certificação amplamente reconhecida, mas também planos concretos para a implementação de determinadas iniciativas.

A equipe da UFPA conta com dois coordenadores da Universitec: o professor José Augusto Lacerda Fernandes, da área de Empreendedorismo, e Iara Neves Oliveira, do Programa de Incubação de Empresas de Base Tecnológica. Conta ainda com o professor Adailton Lima, da Faculdade de Computação (Facomp) do Campus de Castanhal da Universidade.

Para o professor José Augusto, proponente da candidatura, a participação no Programa Ashoka Commons/2019 vem para adensar ainda mais o leque de iniciativas que a Universitec tem realizado no campo da inovação social. Para exemplificar, ele cita a participação no Programa de Incubação e Aceleração de Impacto (ICE/Anprotec), as ações do time Enactus UFPA e a criação da categoria Negócios Sustentáveis no Desafio Inove+ 2019. “A agenda é sempre premente, tendo em vista as inúmeras carências da região amazônica e o papel da UFPA como um dos principais vetores de transformação social nesse território”, afirma.

A certificação obtida por meio dessa iniciativa coloca a UFPA ao lado de outras universidades renomadas do Brasil e do mundo, como a PUC-RS, Universidade Stanford e Universidade de Berlim.

Sobre a Ashoka – A Ashoka é uma organização sem fins lucrativos que lidera um movimento global para criar um mundo em que todos se reconheçam como agentes de transformação positiva na sociedade. Criada em 1980 na Índia e presente desde 1986 no Brasil, é considerada a 5ª ONG de maior impacto social no mundo, segundo a publicação suíça NGO Advisor.

Sobre o Programa Commons – Iniciado em agosto de 2019, o curso terá duração de seis meses e será composto por oito módulos, desenvolvidos na plataforma de aprendizagem on-line NovoEd, que oferece uma diversidade de conteúdos e espaços de interação. No próximo semestre, o programa oferecerá ainda um acompanhamento com duração de três meses.

Para mais informações, clique aqui.

Texto: Orlando Haber (Ascom/Universitec) com informações dos portais Academia ICE, UDF e Ashoka
Arte: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página