Gepem realiza debate sobre violência de gênero Imprimir
Ter, 07 de Março de 2017 09:27

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher e com o objetivo de discutir a questão da violência contra as mulheres na sociedade brasileira, o Grupo de Estudos e Pesquisas Eneida de Morais (Gepem) promove, nesta terça-feira, 7, a mesa-redonda "Das práticas misóginas ao feminicídio:  O ciclo permanente da violência contra as mulheres". O evento é aberto à comunidade acadêmica e será realizado no auditório do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UFPA. A entrada é franca.

Além disso, a programação tem como finalidade colocar em debate o enfoque do projeto de pesquisa elaborado pelo grupo nas áreas da Lei Maria da Penha, do Direito, do Jornalismo e da militância feminista.

Segundo a coordenadora do Gepem, professora Luzia Miranda Álvares, a chacina de Campinas, no réveillon de 2016, foi o que levou o grupo a tratar o caso da misoginia como a fundamentação dessa atitude violenta contra as mulheres. “A sociedade mantém, secularmente, a cultura da discriminação sexual, o androcentrismo e a depreciação das mulheres. Isso se tornou a chave do processo de misoginia, numa cultura da violência contra as mulheres que incitam ao feminicídio”, ressalta a professora.

Projeto de Pesquisa - O Projeto de Pesquisa “Efetividade e superação dos entraves na articulação dos Serviços de Atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar no Estado do Pará”, que deu origem ao debate, foi elaborado pelo Gepem/UFPA, em 2016, e aprovado no IFCH/UFPA, na Propesp e, mais recentemente, no CNPq, Edital Universal-2016.

Atualmente, o projeto realiza coleta de dados, aplicando procedimentos metodológicos como observação direta em espaços de serviços de atendimento às mulheres vítimas de violência, entrevistas com pessoas diretamente ligadas à execução de tais serviços e leituras teóricas especificas.

Grupo de Pesquisas - O Gepem é constituído por docentes, discentes, técnicos-administrativos, pesquisadores e profissionais da UFPA e de outras instituições públicas e privadas, e dos movimentos de mulheres interessados na temática mulher e gênero. O grupo tem como objetivo estimular o interesse pelos estudos de gênero, concorrendo para a emergência de um novo olhar da ciência, numa base interdisciplinar. Atualmente, o Gepem é coordenado pela professora Maria Luzia Miranda Álvares.

Mesa-redonda "Das práticas misóginas ao feminicídio:  O ciclo permanente da violência contra as mulheres".
Data: 07 de março
Local: Auditório do IFCH.
Confira a programação completa no site
Haverá emissão de certificados

Texto: Caio Maia – Assessoria de Comunicação da UFPA