Museu da UFPA apresenta a exposição Pelas Sombras Imprimir
Ter, 07 de Março de 2017 09:34

A exposição Pelas Sombras, do artista alemão Martin Juef, será aberta nesta terça-feira, 7 de março, às 19h, no Museu da Universidade Federal do Pará (MUFPA), com curadoria de Jussara Derenji e Marisa Mokarzel. O artista apresenta uma série de desenhos de grandes dimensões em lápis sobre papel e um conjunto de fotografias. Grande parte das obras foi realizada em 2013. Juef já participou de exposições individuais no Brasil e na Alemanha e de mostras coletivas em vários países: na própria Alemanha, na República Theca,  na Rússia, nos Estados Unidos e no Brasil.

O artista nasceu e estudou em Berlim e mora, atualmente, em Belém do Pará. As obras que integram a exposição trazem, ao mesmo tempo, uma delicadeza e uma afiada crítica ao mundo contemporâneo, repleto de imagens, tensões, constituído de híbridas culturas. A realidade individual e a coletiva entrelaçam-se ao imaginário, são trabalhadas no refinado humor que atravessa as imagens. Há uma referência à alegoria da caverna de Platão, em que, preso a um mundo de sombras, nós as interpretamos prognosticando o futuro, sem nunca alcançar a própria realidade que gerou essas sombras. Para Martin Juef, a natureza e as causas da nossa realidade permanecem ocultas para nós.

Mundos imaginários - O artista conduz-nos ao labirinto dos nossos mundos imaginários, preocupa-se com a relação entre imagem e consciência, investigando como as imagens influenciam a nossa memória, a nossa apreensão do mundo e de nós mesmos. Acredita que a memória não é fixa, transforma-se, adapta-se a situações e a grupos diferentes. O artista leva-nos a perceber que o mundo das sombras se compõe de uma infinidade de possíveis combinações. Confronta-nos com os nossos próprios fantasmas, com os quais nos encontramos caminhando Pelas Sombras, envoltos nesse mundo obscuro da nossa imaginação.

Exposição Pelas Sombras no Museu da UFPA
Loca: MUFPA, na avenida Governador José Malcher, 1192