E-mail
MUFPA celebra Semana Nacional de Museus com programação especial Imprimir
Escrito por Administrator   
Ter, 16 de Maio de 2017 09:40

 

A comemoração de um espaço que preserva a memória e o conhecimento humano não pode passar em branco. E é pensando nisso que a direção do Museu da Universidade Federal do Pará (UFPA) prepara todos os anos uma programação especial alusiva ao Dia Nacional de Museus, comemorado em 18 de maio. Este ano, as atividades ocorrerão de 17 a 20 deste mês e incluem oficina, palestras e mesa-redonda, abertas gratuitamente ao público em geral.

A programação local faz parte da 15ª Semana Nacional de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Nesta edição, mais de mil museus de todo o país vão oferecer ao público atividades especiais, entre elas, visitas mediadas, palestras, oficinas, exibição de filmes.

No MUFPA, a palestra de abertura será no dia 17 de maio, às 10h, sobre o Museu Edo-Tokyo. O tema será ministrado pelo bacharel em Letras da UFPA, Samir Fraiha, sobre a experiência que obteve ao visitar este espaço. “Compartilharei as iniciativas interessantes que ele possui e como elas podem inspirar os nossos museus a diminuir a distância entre o visitante e os temas das exposições. Ao final abriremos uma mesa-redonda para trocar ideias que possam ser aplicadas nos nossos museus de arte", detalha.

À tarde, a partir das 18h30, a programação segue com a mesa-redonda “Semana de discussão: sonoras mulheres e o eco feminino na música paraense”. O debate será conduzido pelo professor doutor da UFPA, Antônio Mauricio, e pelos mestrandos, Milena Moraes e Renato Sinimbú.

Já a oficina sobre “Moda como representação individual”, que será ministrada pela professora mestre Alda Dantas, ocorrerá de 17 a 19 de maio, de 10h às 12h. O tema colocará em discussão a moda como o diferencial de uma pessoa em meio a multidão. “A relação entre moda e arte é uma das mais eficientes formas de demonstrar nossa personalidade. Muitos estilistas bebem na fonte das artes plásticas para criar suas coleções e é esse universo que vamos desvendar na oficina.”

No dia 20, encerrando a programação, haverá ,às 16h, a palestra sobre “A importância da Fotografia para a Moda”, com a apresentação da aluna Maria Zizeuda, do curso de pós-graduação em gestão do produto de moda do vestuário, da Faculdade Estácio. O tema é baseado em um projeto de pesquisa para a conclusão do curso.

“O objetivo da palestra é tentar levar dados históricos de imagens fotográficas que mostram muito de nossa história numa linha do tempo, para mais próximo das pessoas que não vivenciaram aquele período, mas que gostariam de conhecê-lo, permitindo visualizar por meio de imagens que resguardam a memória daquilo e daqueles que foram fotografados”, disse a palestrante.

Serviço:
15ª Semana Nacional de Museus – Museu da UFPA
Data: 17 a 20 de maio de 2017
Local: Avenida governador José Malcher, esquina com a Generalíssimo Deodoro.
Entrada gratuita

Texto: Ericka Pinto - Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Alexandre Moraes

 

 

Copyright © 2016 Instituto de Ciências da Arte - UFPA

Avenida Presidente Vargas, S/N, Praça da República - Belém - Pará - Brasil, CEP 66017-060 - Tel: Secretaria: (91) 3241-5801, Fax: (91) 3241-8369. E-mail: ica@ufpa.br