Pesquisadores da Universidade Roma Tre visitam a UFPA Imprimir
Qui, 18 de Maio de 2017 10:25

O vice-reitor da UFPA, professor Gilmar Pereira da Silva, e o diretor geral do Núcleo de Meio Ambiente da UFPA (NUMA), professor Sérgio Moraes, receberam, na última segunda-feira, 15, uma equipe de Pesquisadores da Universidade Roma Tre, que estava em visita à Amazônia. O encontro foi uma cortesia, pois está sendo assinado um convênio bilateral entre as partes para buscar a continuação do projeto "Água Social", de mobilidade acadêmica de docentes e discentes, financiado pela Comunidade Europeia, que se encerra neste ano de 2017.

Tendo como coordenador geral o professor Salvatore Monni (Universitá Roma Tre), o projeto “Agua Social” envolve, além da UFPA, as seguintes universidades: Universidade Estadual do Amazonas (UEA), Università Roma Tre (Itália), Universitat Autonoma de Barcelona/UAB e Leeds Metropolitan University/LMU (Reino Unido). O projeto trata de questões de interesse mútuo e colaboração nos temas ligados à Água e Inovação Social.

A Universidade de Roma Tre detém a coordenação geral do projeto, fazendo articulações e promovendo estratégias entre as universidades envolvidas. Devido ao intercâmbio promovido pelo projeto, a UFPA já recebeu alunos de mestrado e doutorado de outros países.

Participação do NUMA - O Núcleo de Meio Ambiente concentra a coordenação local do “Água Social”, sob a supervisão do professor doutor Gilberto de Miranda Rocha. Por meio do projeto, alunos do NUMA já participaram de experiências nas cidades de Roma, Barcelona e Leeds. “Esta mobilidade contribui com o processo de formação dos nossos alunos. Assim como já recebemos alunos de universidades europeias que também experimentam novas incursões na Amazônia brasileira, conhecendo de perto os desafios relativos à temática da água”, destaca o professor Sérgio Moraes.

Além da mobilidade de docentes e discente, o projeto também promove a mobilidade de técnicos. Nas três cidades europeias envolvidas no projeto houve a participação de técnicos da UFPA.

Texto: Caio Maia – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Alexandre Moraes