E-mail
Inscrições para o Enem 2017 terminam nesta sexta-feira, 19 Imprimir
Escrito por Administrator   
Sex, 19 de Maio de 2017 09:44

Encerram-se, nesta sexta-feira, 19 de maio, as inscrições para a realização da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017. A prova é utilizada como parte do processo seletivo de todas as universidades públicas do Pará que, juntas, preveem a oferta cerca de 11,3 mil vagas este ano. Acesse aqui o edital.

Podem participar da seleção estudantes que estejam cursando o Ensino Médio, que já tenham concluído ou que estejam em processo de conclusão. Os candidatos podem finalizar a inscrição até às 23h59, não perca o prazo!

Balanço - Segundo um balanço parcial realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela avaliação, até às 11h desta quarta-feira, 18, foram registradas 5.210.305 inscrições. Em 2016, o Exame registrou 9.276.328 inscrições, número superior ao registrado em 2015, quando participaram 8.478.096 estudantes.

Inscrições - As inscrições devem ser efetuadas somente por meio do site do Enem, na página do participante. Para se inscrever no Exame, é preciso ter em mãos RG, CPF e ainda informar um e-mail e celular para contato. No momento da inscrição, os candidatos também precisam indicar a opção de língua estrangeira escolhida e, ainda, a cidade onde farão as provas, agendadas para os dias 5 e 12 de novembro deste ano.

Novidades - Pessoas surdas ou que possuam deficiência auditiva devem anexar o laudo médico no ato da inscrição. Este ano, o Inep passa a oferecer uma terceira opção de auxílio para esses participantes: a Prova em Vídeo Libras. A novidade será ofertada em caráter experimental.

Outra mudança do Exame é o fim das emissões de Certificado de Conclusão do Ensino Médio. Segundo o Inep, poucos candidatos obtinham a nota mínima para o benefício. Desta forma, o certificado será emitido por meio da realização de outra prova de igual competência, o Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

Isenção – Como nas edições anteriores, estudantes de escolas públicas que estejam concluindo o Ensino Médio serão isentos de forma automática. Assim como candidatos que fazem parte de famílias de baixa renda e não possuem condições de arcar com o valor da taxa podem pedir isenção declarando carência.
Outra novidade nas isenções deste ano é que estudantes que fazem parte de famílias carentes, cadastradas no CadÚnico junto ao Ministério de Desenvolvimento Social e Reforma Agrária, também receberão isenção da taxa, que, este ano, é referente a R$ 82,00. Para isso, o candidato precisa informar no ato da inscrição o número do Número de Identificação Social (NIS).

Provas – Este ano, a redação será aplicada no primeiro dia, junto com os cadernos de Linguagens e Ciências Humanas e suas Tecnologias. No segundo dia, serão aplicados os cadernos de Matemática e Ciências da Natureza e suas Tecnologias.As provas serão aplicadas no dia 05 e 12 de novembro. Os portões fecham às 13h pelo horário de Brasília. No primeiro domingo, a prova terá duração de 5h30 e, no segundo dia, 4h30.

Enem no Pará – Todas as universidades públicas do Pará utilizam o Enem como parte ou único meio de avaliação nos processos seletivos para os cursos de graduação e isso significa que quem deixar de se inscrever no Exame perde a chance de concorrer a pelo menos 11,3 mil vagas no ensino superior público.

A partir deste ano, a Universidade do Estado do Pará (Uepa) passa a utilizar o Enem como único critério de avaliação no Processo Seletivo (Prosel). O candidato deve prestar o Enem e também se inscrever no Prosel para concorrer a uma vaga na Uepa. Para 2017, a instituição ofertou 1.851 vagas, distribuídas em 26 cursos de graduação, nos 20 campi da Uepa. Foram contabilizados 82.559 candidatos inscritos.

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) também utiliza a nota do Enem no Processo Seletivo Regular (PSR) como única forma de avaliação. Em 2017, foram aceitas as notas do Enem de 2015 e 2016, considerando o exame de maior nota (redação e áreas temáticas), inclusive para o ingresso pelo sistema de cotas sociais e PcD. Foram ofertadas 1.028 vagas para 30 cursos sediados em Santarém. Além do PSR, a Ufopa também possui outros dois Processos Seletivos Especiais, um para indígenas e outro para quilombolas, que não utilizam a nota do Enem.

Na Universidade Federal do Pará (UFPA), somente no Processo Seletivo (PS 2017), foram ofertadas 7.404 vagas, distribuídas em 170 cursos e 19 cidades do Pará. O PS 2017 registrou mais de 110 mil inscritos, um dos maiores números da história da Instituição.

Já a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) adota a nota do Enem como parte do processo seletivo. Em 2017, a Universidade ofertou 1100 vagas para 32 cursos de graduação, distribuídos nas cidades de Marabá, São Félix do Xingu e Santana do Araguaia.

Serviço: 
Encerramento das inscrições do Enem 2017
Período: Até às 23h59, do dia 19 de maio de 2017.
Informações e inscrições: Site do Enem.

Texto: Informações do Inep/Mec e das Assessorias de Comunicação ou órgãos responsáveis por processos seletivos das universidades públicas do Pará citadas na reportagem.

 

Arte: Divulgação

 

Copyright © 2016 Instituto de Ciências da Arte - UFPA

Avenida Presidente Vargas, S/N, Praça da República - Belém - Pará - Brasil, CEP 66017-060 - Tel: Secretaria: (91) 3241-5801, Fax: (91) 3241-8369. E-mail: ica@ufpa.br