Alunas da UFPA realizam pesquisas na Universidade de Cabo-Verde Imprimir
Qua, 12 de Julho de 2017 10:36

As alunas da Universidade Federal do Pará, Isis Souza e Thays Santos, são as primeiras selecionadas no Programa Pró-Mobilidade Internacional de parceria universitária. As estudantes partem para a África no próximo mês de agosto, onde realizarão pesquisas na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) sobre análise de indicadores da violência urbana na Cidade da Praia, capital do país. Além disso, as discentes participarão da organização de um seminário abordando os resultados do projeto.

Após o lançamento do edital para a seleção de projetos, as estudantes foram indicadas pelo coordenador do programa, professor Edson Ramos. Durante esse processo, além da proposta que as alunas estão envolvidas, a UFPA, por meio do Programa de Pós-graduação em Segurança Pública (PPGSP), do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), teve mais duas propostas aprovadas: Delinquência Juvenil e o aumento da Criminalidade na Cidade da Praia, sob coordenação da professora Silvia de Almeida; e Rituais da Morte: Uma Abordagem Comparativa Entre Grupos Rurais Negros De Santiago (África) e da Ilha do Marajó (Brasil), sob coordenação do professor Luis Fernando Cardoso e Cardoso.

A cooperação internacional entre a UFPA e a Uni-CV se deu por meio da Pró-Reitoria de Relações Interacionais (Prointer), que viabilizou o processo de inscrição no Programa.  Além disso, a Prointer tem apoiado os estudantes cabo-verdianos que estiveram em mobilidade na UFPA, a partir dos projetos aprovados, e apoiado também os estudantes brasileiros selecionados para mobilidade em Cabo Verde.

Para o professor Edson Ramos, a partir do Programa Pró-Mobilidade Internacional foi possível incrementar o intercâmbio acadêmico entre a UFPA e a Uni-CV. “Desta forma, possibilitamos que estudantes e docentes da Uni-CV participem de atividades de ensino, de pesquisa, de desenvolvimento tecnológico e de inovação na UFPA”, declara o professor.

Expectativas - As estudantes estão muito satisfeitas com a nova oportunidade. Além disso, elas reconhecem a importância e a responsabilidade desse momento de representar a UFPA. Para Isis Souza, a viagem será fundamental na sua construção profissional. “Espero atender todas as demandas e aproveitar cada oportunidade de conhecimento”, destaca Isis.

Já para Thays Santos, a mobilidade acadêmica é uma ferramenta e um caminho para crescer profissionalmente e academicamente, assim como, uma grande possibilidade de vivência com outra cultura. “Espero conseguir realizar cada etapa da pesquisa e que esse estudo seja de imenso valor para ambas as universidades”, afirma Thays.

Programa Pró-Mobilidade Internacional - O Programa Internacional de Apoio à Pesquisa e ao Ensino por meio da Mobilidade Docente e Discente Internacional (Pró-Mobilidade Internacional) destina-se à estruturação, fortalecimento e internacionalização dos Programas de Graduação, Pesquisa e Pós-Graduação das universidades integrantes da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP).

Dentre os objetivos do programa, estão a o Incremento do intercâmbio acadêmico entre países e regiões de língua oficial portuguesa; e a realização de atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e de inovação em universidades e centros de ensino superior filiados à AULP e situados em países lusófonos localizados na África (Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe) e na Ásia (Timor-Leste).

Texto: Caio Maia – Assessoria de Comunicação da UFPA