E-mail
Professor italiano fala sobre a plataforma E-saúde na Faculdade de Odontologia Imprimir
Escrito por Administrator   
Qua, 12 de Julho de 2017 10:46

Alunos e professores da Faculdade de Odontologia da UFPA receberam, no dia 5 de julho, uma palestra ministrada pelo professor Nando Campanella, da Universidade de Ancona na Itália, e professor visitante da Universidade Estadual do Amazonas. A palestra objetivou divulgar a plataforma E-Saude no âmbito da UFPA, com foco e ação nos cursos da área da saúde da Universidade.

O professor Nando Campanella, que trabalha com a área de E-Saúde, baseou sua palestra na proposta de criação de uma rede de telessaúde que possa abranger todos os estados da região norte do Brasil. Teve como foco a educação a distância e a opinião diagnóstica para profissionais da área da saúde, temática de suma importância em um estado de dimensões continentais como o Estado do Pará.

A palestra serviu de base para a criação da Plataforma de E-Saúde no âmbito da Faculdade de Odontologia da UFPA, que será coordenada pelo professor doutor Erick Nelo Pedreira e contará com a presença de estudantes de graduação da Universidade.

Estavam presente na palestra do dia 5, professores e alunos da Faculdade de Odontologia da UFPA. Nesta terça-feira, 11 de julho, os participantes estiveram com a direção do Hospital João de Barros Barreto da UFPA, com objetivo de estender a palestra aos demais alunos da área de saúde da Universidade.

Plataforma E-saúde - Estarão envolvidos no projeto estudantes, profissionais da saúde, gestores e população em geral que serão beneficiados pelos conhecimentos encontrados na plataforma. Segundo coordenador da E-saúde, professor Erick Nelo Pedreira, a plataforma é importante pois irá possibilitar a troca de informações entre os estados da região norte do Brasil com foco na educação em saúde.

“Trata-se de uma rede de conhecimento, baseado na educação continuada por meio da difusão do conhecimento para rede Web, via uso de uma plataforma de E-Saúde, onde teremos a figura de um administrador da rede. A partir daí, os conteúdos serão alimentados e socializados na plataforma com o sentido de criar uma rede de conhecimento, discussão e difusão da informação”, explica o coordenador.

O projeto objetiva criar um meio de difusão do conhecimento em plataforma web, visando socializar as informações na área da saúde. Neste caso, uma plataforma que possibilite a difusão dos conhecimentos em instituições e pessoas da região norte do Brasil. Funcionará, de modo especial, no primeiro momento, no Pará e Amazonas, e em seguida terá expansão para os demais estados da região norte do Brasil.

Projeto Telessaúde- O Projeto Telessaúde conjuga ensino, pesquisa e extensão por meio de uma rede web. Funciona de maneira principal nas dependências do hospital Universitário João de Barros Barreto. Vários grupos de alunos da área da saúde acabam utilizando o sistema que está pautado na Rede RUTE de Telessaúde para a difusão do conhecimento.

Nesta terça-feira, 11, o professor Erick Nelo Pedreira teve um encontro com a coordenação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), gerenciadora dos hospitais universitários João de Barros Barreto e Bettina Ferro de Souza, para tratar de possível envolvimento da coordenação de Telesaúde da UFPA, ligada à Rede Universitária de Telemedicina (RUTE), que é uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia, por meio do projeto.

Texto: Elizandra Ferreira  – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre Moraes

 

 

Copyright © 2016 Instituto de Ciências da Arte - UFPA

Avenida Presidente Vargas, S/N, Praça da República - Belém - Pará - Brasil, CEP 66017-060 - Tel: Secretaria: (91) 3241-5801, Fax: (91) 3241-8369. E-mail: ica@ufpa.br