Evento internacional recebe resumo de artigos até o dia 20 de julho Imprimir
Qui, 13 de Julho de 2017 09:36

Organizado pelo Grupo de Pesquisa Estado, Territórios, Trabalho e Mercados Globalizados (Gettam) e com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido, ocorrerá em Belém, entre os dias 27 a 29 de novembro, o II Seminário Internacional América Latina: Políticas e Conflitos Contemporâneos (Sialat). Interessados podem enviar resumos de artigos para o evento até o dia 20 de julho. O Seminário contará com conferências, quatro mesas-redondas e 13 Grupos de Trabalho, além de minicursos, oficinas e exposições de fotografias.

Tema e objetivo – Segundo Samyra Mercês, que trabalha na organização do evento, o tema “Políticas e Conflitos Contemporâneos” tem o intuito de promover debates e reflexões sobre os processos de mudança em curso na América Latina decorrentes de novas configurações dos interesses econômicos sobre os territórios e seus recursos naturais, bem como a emergência de processos conflitivos e de resistências por parte de atores locais nos diferentes países.

Além de ser organizado pelo Gettam, coordenado pela professora Edna Castro, referência mundial em assuntos sobre a Amazônia, sendo uma realização do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (Naea/UFPA), o evento conta com o apoio do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido, também do NAEA, e de várias instituições acadêmicas no Brasil e no exterior, voltadas a estudos latino-americanos.

Importância – Edna Castro explica que se tornou urgente produzir novas leituras sobre os discursos e práticas das esferas políticas, econômicas e também midiáticas, devido à expansão de mercado em empreendimentos como a mineração, usinas hidrelétricas e monoculturas diversas, que caracterizam regiões da Patagônia à Pan-Amazônia.

“O evento propõe um debate aberto sobre conhecimento, a colonialidade e o poder, fronteiras e estudos subalternos, rupturas e continuidades, temas que serão tratados nas conferências e nas mesas-redondas. Os Grupos de Trabalho abrem várias perspectivas temáticas, problemas teóricos e empíricos da contemporaneidade latino-americana, na perspectiva que integra as bases da formação sócioeconômica, política e étnica do continente no debate sobre o seu presente”, conta a organizadora.

Público-alvo – “O publico-alvo é formado por Programas de Pós-Graduação, Grupos de Pesquisa, professores, pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação, técnicos, gestores plúbicos, movimentos sociais, profissionais e interessados em geral em estudos latino-americanos e nas temáticas abordadas”.

Inscrições – As inscrições para o evento já estão abertas por meio do site do Sialat, que está disponível também para tirar dúvidas, assim com as redes sociais do Seminário no FacebookInstagram.

Data/Local: Dias 27 a 29 de novembro em Belém
Envio de resumos de artigos até 20 de julho.
Inscrições abertas no site do evento.

Texto: Andre Gomes – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação