E-mail
Engenharia Civil promove seminário Desafios à Mobilidade Urbana na Região Metropolitana de Belém Imprimir
Escrito por Administrator   
Qui, 10 de Agosto de 2017 09:30

A Faculdade de Engenharia Civil e o Instituto de Tecnologia (ITEC), com coordenação da professora Maísa Tobias, promovem, no dia 18 de agosto, o seminário “Desafios à Mobilidade Urbana na Região Metropolitana de Belém”. O encontro será formado por profissionais, especialistas, técnicos, gestores públicos, setor produtivo e redes colaborativas, para debater, em mesas-redondas, os problemas e soluções referentes à mobilidade urbana na Região Metropolitana de Belém. O evento ocorre no Centro de Eventos Benedito Nunes, Campus Básico da UFPA, no horário de 8h às 20h.

O seminário tem por objetivo fomentar e ampliar a discussão sobre atividades e ações na área de mobilidade urbana que envolvam a participação conjunta de pesquisadores, acadêmicos, profissionais, gestores públicos e setor produtivo, fomentando a constituição de redes colaborativas para o enfrentamento das questões. Além disso, irá permitir a troca de experiências entre os participantes, contribuindo para o avanço quantitativo e qualitativo de soluções.

As soluções apontadas em todas as mesas farão parte de um relatório síntese do evento que será disponibilizado ao público em geral, participante do evento e encaminhando às autoridades competentes.

Programação - A programação do evento será composta por seis mesas-redondas. Após a mesa de abertura, iniciada às 8h, será promovida a primeira mesa-redonda com o tema “O uso das bicicletas nas cidades, infraestrutura e mudança de comportamento”. O objetivo é discutir os desafios e soluções para o incentivo ao uso da bicicleta como meio de transporte urbano, projetos, e criação de imaginário positivo sobre bicicleta, desafios e soluções.

A segunda mesa, “O uso do Transporte Hidroviário como complementar ao Transporte Rodoviário Urbano”, pretende refletir sobre potencialidades de uso do transporte hidroviário como modo complementar ao transporte rodoviário urbano para desafogar o trânsito e ampliar a mobilidade urbana.

A manhã do dia 18 encerra-se com a mesa “Educação, Engenharia e Esforço Legal como aliados para a mudança de comportamento no trânsito”, que visa propiciar discussões e reflexões sobre o papel da educação, da engenharia e do esforço legal, a fim de promover mudanças de comportamento e valorização da vida no trânsito.

Após o intervalo para almoço, inicia-se, às 14h, a mesa-redonda “Regulamentação e Operação de Transporte Alternativo – da teoria à prática”, para apresentar os parâmetros de regulamentação e delegação do serviço para o transporte alternativo no país e discutir sobre os aspectos operacionais e o papel deste modo de transporte na mobilidade urbana.

A próxima mesa, “Mobilidade e Infraestrutura Urbana na Região Metropolitana de Belém”, irá apresentar uma síntese dos problemas cruciais de circulação urbana de Belém face às infraestruturas existentes e discutir sobre novos projetos e soluções integradas para a melhoria da mobilidade urbana. Será seguida de um coffee break, às 16h15.

A programação retorna com a última mesa-redonda, “Desafios e Soluções para o Transporte Integrado na Região Metropolitana de Belém”, que irá debater e refletir sobre o modelo de integração de transporte em Belém, com o advento do BRT, a questão metropolitana e a integração com os demais modos de transporte. O evento encerra-se às 20h, após a programação cultural.

Inscrições - As inscrições são gratuitas e serão realizadas por meio deste link. Para realizar a inscrição, basta clicar em "inscreva-se", selecionar quais turnos deseja participar e em seguida informar os seus dados, de acordo com os campos. Haverá certificado aos participantes, 10 horas para participantes de manhã e à tarde, e 5 horas para participantes em apenas um dos turnos. Mais informações no Facebook e pelo e-mail  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Serviços:
Seminário Desafios à Mobilidade Urbana na Região Metropolitana de Belém
Data: Dia 18 de agosto de 2017
Local: Centro de Eventos Benedito Nunes - UFPA
Hora: Das 8h às 20h

Texto: Elizandra Ferreira  – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação

 

 

 

Copyright © 2016 Instituto de Ciências da Arte - UFPA

Avenida Presidente Vargas, S/N, Praça da República - Belém - Pará - Brasil, CEP 66017-060 - Tel: Secretaria: (91) 3241-5801, Fax: (91) 3241-8369. E-mail: ica@ufpa.br