E-mail
Programa Trópico em Movimento promove debate “Diálogos Interdisciplinares para além da Universidade” Imprimir
Escrito por Administrator   
Qui, 10 de Agosto de 2017 09:32

O programa da UFPA Trópico em Movimento, vinculado ao gabinete da Reitoria, irá promover, nesta quinta-feira, 10 de agosto, a mesa-redonda de tema: Diálogos Interdisciplinares para além da Universidade, no auditório do ICSA/UFPA. O programa tem como diretriz contribuir para a transformação das escolas de ensino médio em agências de desenvolvimento local que, no âmbito de disciplinas curriculares, focalizem as modalidades de ocupação da região amazônica e modos sustentáveis de uso dos seus ecossistemas.

A proposta da mesa-redonda, idealizada pelo engenheiro e discente da Faculdade de Administração, Wallacy Menezes Gomes, fomenta os diálogos entre as faculdades, busca rupturas de velhos paradigmas quanto à organização do conhecimento científico, bem como se atenta a necessidade de solucionar, de forma interdisciplinar, problemas resultantes de novas formas de pensar a realidade socioeconômica.

Sob os olhares da Pedagogia, Linguística, Sociologia, Economia e Administração proferem-se os desafios de pensar a universidade enquanto local de formação de criação e difusão de conhecimento.

Os docentes apresentarão os seus trabalhos sobre a problemática: De que forma utilizar o conhecimento interdisciplinar, contido na universidade, para melhorar os indicadores sociais da mesma região do Marajó?

Um dos palestrantes será o professor doutor Thomas A. Mitschein, sociólogo e coordenador do Programa Interdisciplinar Trópico em Movimento, que apresentará o tema “Os Governos Municipais no Estado do Pará – Gestores impotentes de um Estado Local de Mal Estar Social ou possíveis indutores de políticas públicas que apostam no aproveitamento múltiplo da biomassa terrestre e aquática dos trópicos”.

Além do coordenador do programa, irão palestrar o professor doutor Leandro Morais de Almeida, economista e professor da Faculdade de Economia/UFPA, com o tema “Determinantes das estratégias inovativas a partir da interação universidade-empresa: uma análise comparativa entre Brasil e Amazônia legal”; e o professor doutor Luis Alberto Monteiro de Barros, arquiteto, administrador e professor da Faculdade de Administração/UFPA, sobre o tema “Alinhamento Estratégico”.

Tópico em Movimento – O Trópico em Movimento é um programa da Universidade Federal do Pará, vinculado ao gabinete da Reitoria, que visa contribuir para o desenvolvimento de sociedades sustentáveis no Trópico Úmido, no meio rural e no urbano, por meio da educação, com base em uma nova iniciativa interdisciplinar e interinstitucional, objetivando o incentivo e viabilização das ações no campo do ensino, aberto à integração entre as instâncias públicas nos níveis municipal, estadual, federal e internacional.

O Programa objetiva promover e fomentar a educação profissionalizante nos níveis Técnico, Tecnológico de Educação Inicial e Continuada e de Especialização, voltados para as realidades e as vocações socioeconômicas, culturais e ambientais locais; promover cursos de especialização em áreas estratégicas; promover a pesquisa e a extensão diretamente integradas ao ensino; promover a integração interinstitucional e interdisciplinar no âmbito da UFPA; prestar assistência técnica e promover a difusão tecnológica; e estabelecer parcerias locais, nacionais e internacionais para o desenvolvimento do Programa.

Serviço:
Mesa Redonda “Diálogos Interdisciplinares para além da Universidade”
Data: 10 de agosto de 2017
Local: Auditório do ICSA/UFPA
Hora: 9h

 

Texto: Elizandra Ferreira  – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Alexandre de Moraes

 

Copyright © 2016 Instituto de Ciências da Arte - UFPA

Avenida Presidente Vargas, S/N, Praça da República - Belém - Pará - Brasil, CEP 66017-060 - Tel: Secretaria: (91) 3241-5801, Fax: (91) 3241-8369. E-mail: ica@ufpa.br