E-mail
Associação dos Amigos do Hospital Barros Barreto parabeniza os pais no hospital Imprimir
Escrito por Administrator   
Sex, 11 de Agosto de 2017 09:44

Cerca de 50 pais, que têm familiares ou que estão hospitalizados na Unidade João de Barros Barreto (UJBB), foram parabenizados e receberam o desejo de saúde pelo dia deles, comemorado neste domingo, dia 13. O evento ocorreu na manhã desta quarta-feira, 9, no auditório do Centro de Estudos da Instituição. Os genitores participaram de programação que contou com momento de oração, distribuição de lanches e brindes, organizada pela Associação dos Amigos do Barros, que contou com apoio de funcionários, pacientes e parceiros para garantir a festividade aos pais.

Agil Barbosa Pinheiro, 39 anos, que mora no município de São Sebastião da Boa Vista, na ilha do Marajó, estava no hospital há oito dias acompanhando seu filho de 17 anos, que está internado no Barros. "Convidaram-me para vir na programação e achei bom, porque me descontraiu um pouco sobre a doença do meu filho. Foi bacana, também, porque a gente que não tem parente aqui, e consegui conversar com algumas pessoas durante o evento. As palavras deixadas aqui foram boas e importantes para vida do ser humano. Acho o Dia dos Pais muito importante, porque só faz o que eu faço (ficar com filho no hospital) quem é pai, outra pessoa não faria isso", disse Pinheiro, que é pai de três filhos.

Gilson Pinheiro, 69 anos, é também pai de três filhos e esteve na programação promovida pela associação. "Cheguei aqui agorinha no hospital e vim para esperar a hora da minha cirurgia. É a primeira vez que entro em um hospital durante toda minha vida e não entendo muito sobre essa rotina, mas a programação dos pais estava boa demais, porque deu força para nós que estamos aqui como pacientes", contou Gilson Pinheiro, que mora no bairro da Condor, em Belém.

À comemoração do Dia dos Pais no Barros Barreto, que pertence ao Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (UFPA)/Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), a associação lançou campanha de doação de produtos, como materiais de higiene e mimos para formação de brindes, como canecas, toalhas e outros.

Segundo o diretor da associação, João Batista Viana, que também é paciente do hospital, o foco do evento foi auxiliar os pais para ajudá-los a aliviar as dores geralmente sofridas no ambiente hospitalar.

"Direcionamos-nos para os pais que são pacientes e beneficiamos alguns pais acompanhantes, porque é um dia dedicado a eles e, infelizmente, estão no hospital e longe da família. Alguns não puderam descer, mas receberam seus brindes. Então, para aliviarmos essas dores, seja pela doença, seja por estar longe de suas crianças, fizemos essa homenagem", disse Viana.

Fundada em 2002, para dar apoio às ações sociais do hospital, a Associação dos Amigos do Barros trabalha sem fins lucrativos com a participação de voluntários. Quem quiser colaborar com a associação ou conhecê-la melhor pode ligar para o telefone (91) 98917-3536.

Origem – Relatos históricos apontam que no Brasil a comemoração do Dia dos Pais aconteceu pela primeira vez em 1953, no dia 16 de agosto. Ao contrário do que ocorreu nos Estados Unidos da América (EUA), em 19 de junho de 1910, não foi pensada como forma de homenagem local e simples, disseminada para outros países. No território brasileiro, o objetivo do seu idealizador, o publicitário Sylvio Bhering, então diretor do jornal O Globo e da rádio com o mesmo nome, foi criar a data com caráter social e comercial.

Em princípio, a tentativa dele foi associar com o Dia de São Joaquim, pai de Maria, mãe de Jesus Cristo, que é comemorado em 16 de agosto, no calendário litúrgico da Igreja Católica, já que a população brasileira era adepta, predominantemente, ao catolicismo. No entanto, nos anos seguintes, a data foi deslocada para o segundo domingo de agosto, o que permanece até os dias atuais. Este ano cai no próximo domingo, 13.

 

Texto e foto: Cleide Magalhães – Ascom do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh.

 

Copyright © 2016 Instituto de Ciências da Arte - UFPA

Avenida Presidente Vargas, S/N, Praça da República - Belém - Pará - Brasil, CEP 66017-060 - Tel: Secretaria: (91) 3241-5801, Fax: (91) 3241-8369. E-mail: ica@ufpa.br