Faculdade promove debate sobre os avanços em oceanografia humana Imprimir
Sex, 11 de Agosto de 2017 09:49

A Faculdade de Oceanografia promove, nesta sexta-feira, 11 de agosto, o 1º Seminário de Impactos Ambientais em Sistemas Costeiros, com o tema “Avanços em Oceanografia Humana: O Socioambientalismo nas Ciências do Mar”. O evento ocorre, a partir das 8h30, no auditório do Instituto de Geociências da UFPA.  Por ser um evento aberto, não são necessárias inscrições.

Pesquisadores das áreas clássicas da Oceanografia negam as humanidades na ciência oceanográfica. No entanto, o diálogo com as ciências humanas existe desde os primórdios da Oceanografia Moderna, o que a torna humana na medida em que é biológica, física, química ou geológica. A economia integra os modelos bioeconômicos, base do manejo moderno da pesca aplicado em várias partes do globo. A antropologia evolucionista em sua vertente Spencerista constrói dantescas representações sobre as gentes do mar; e o gerenciamento costeiro propõe um repertório teórico-metodológico que instrumentaliza grandes empresas, ONGs e agências governamentais em detrimento de movimentos sociais.

A partir da virada para o século 21, pesquisadores têm trabalhado com conflitos socioambientais fundando um campo de disputa na Oceanografia Humana oposto ao das áreas clássicas: a Oceanografia Socioambiental. O objetivo deste evento é divulgar esta área nascente, suas bases teórico-metodológicas e linhas de pesquisa e extensão.

Para adquirir certificado de participação é necessário curtir a página Oceanografia Socioambiental no Facebook, confirmar participação no evento e preencher seus dados no formulário. Certificado digital com carga horária de 8h.

Programação - A abertura do Seminário ocorre às 8h30. Em seguida, às 9h, o doutor Gustavo Moura discute sobre o “Histórico Mundial e Nacional da Oceanografia - O papel da disciplina na geração de conhecimento e prática de atividades humanas em ambientes marinhos”. Às 10h, o tema “Ética e humanização no desenvolvimento de uma Oceanografia acadêmica e na prática profissional” será abordado pelo mestre Edmir Amanajás. A manhã de evento encerra-se com o Grupo de Trabalho “Pensando ações locais em Oceanografia Humana”, às 11h.

Após a pausa para almoço, o evento irá promover, às 14h, a mesa Interfaces da Oceanografia Humana. Será abordado o “Socioambientalismo nas Ciências do Mar" pelo doutor Gustavo Moura; a "Interdisciplinaridade na pesquisa oceanográfica" pelo doutor Eduardo Martinelli; e a "Oceanografia Humana no ensino de Oceanografia" pela doutora Sury Monteiro.

A segunda mesa, com início às 16h, debate as Aplicações Socioambientais na Pesquisa Oceanográfica. Serão discutidos os temas "Comunidades tradicionais e o enfoque Etno-oceanográfico na pesquisa em Zona Costeira" pelo mestre Rafael Diaz; e os "Conflitos em Zona Costeira, desafios para o Gerenciamento Costeiro” pelo mestre Edmir Amanajás. A mesa será seguida pelo Grupo de Trabalho: Criação do Grupo de Estudo e Pesquisa em Gerenciamento Costeiro (GEPGERCO); e às 18h30 será realizado o encerramento do evento.

Serviços:
1º Seminário de Impactos Ambientais em Sistemas Costeiros