Artigo sobre Resíduos Sólidos na Região Metropolitana de Belém já está disponível no site do MNCR Imprimir
Qua, 06 de Setembro de 2017 10:31

Publicado no último dia 28 de agosto, o artigo “Catadora(e)s de Resíduos Sólidos na Região Metropolitana de Belém: (Neo)extrativistas dos Ecossistemas Urbanos na Floresta Amazônica” é de autoria de Thomas Mitschein e Lucila Vilar e aborda aspectos como população, déficiteducacional e pobreza na Região Metropolitana de Belém (RMB), além de contextualizar os desafios da integração proativa dos catadores nas cadeias produtivas de reciclagem de resíduos sólidos, tendo como referencial teórico o conceito do ecodesenvolvimento.

“A ideia foi dar contribuições quantitativas de aspectos da estrutura socioeconômica da RMB e problematizar as adversidades e desafios da organização própria dos catadores em associações e cooperativas. Ter o artigo publicado no site do Movimento Nacional dos Catadores é importante, pois dá visibilidade para a reflexão além de somar nas discussões nacionais sobre o tema”, explicou Lucila.

Muitas informações utilizadas foram subsidiadas pelo Projeto “Incubação para fortalecimento de cooperativas e associações de catadores e catadoras de materiais recicláveis e reutilizáveis em municípios do Pará”, coordenado pelo Programa Interdisciplinar Trópico em Movimento da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Sobre os autores - Thomas Mitschein é sociólogo, doutor Phil pela Universidade de Muenster - Alemanha, coordena a implementação do Programa Interdisciplinar Trópico em Movimento e é professor do Núcleo de Meio Ambiente (NUMA/UFPA).

Lucila Jenille Moraes Vilar é jornalista e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável no Tropico Húmido (PPGDSTU) do Núcleo de Altos Estudos da Amazônia (UFPA).

Para ler o artigo acesse aqui.

Texto: Divulgação