Campus Soure recebe visita técnica para lançamento do Interpará 2017 Imprimir
Qua, 13 de Setembro de 2017 10:28

A Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa), fará nesta quarta-feira, 13, uma visita técnica ao Campus Soure da Universidade Federal do Pará (UFPA), para apresentar as novidades dos Editais Interpará 2017. O Interpará  busca contribuir para o desenvolvimento e consolidação de cadeias produtivas do Pará, por meio do apoio às atividades integradas de pesquisa científica, tecnológica e de inovação na região de integração do Marajó, mediante a seleção de propostas de projetos em redes cooperativas de pesquisa.

O Edital de Iniciação Científica refere-se à concessão de bolsas para os Programas de Iniciação Científica das instituições de ensino superior e instituições de pesquisa  do estado, com o objetivo de incentivar e desenvolver o pensamento e a prática científica de estudantes de graduação na iniciação à pesquisa em diferentes áreas do conhecimento. A Fapespa, por meio do Governo do Estado, está investindo o aporte financeiro no valor de R$ 5 milhões, contemplando as seguintes regiões de integração: Rio Caeté, Tocantins, Rio Capim, Guamá e Marajó.

Para o presidente da Fapespa, Eduardo Costa, o Interpará é a promoção da quebra de paradigmas.  "É uma diretriz nova da Fundação, que parte do pressuposto que nós precisamos ampliar os grupos de excelência e apoiar pesquisas nas universidades que estão sediadas nas diversas regiões. Isso é uma estratégia que estamos adotando com o objetivo de apoiar, também, a geração de pesquisas que ajudem a consolidar a estratégia do Pará 2030, ajudando na verticalização da produção, agregando valor e gerando mais emprego no Pará", disse.

Texto: Divulgação
Foto: Arquivo - Ascom/UFPA