Faculdade de Ciências Sociais encerra projeto de pesquisa com lançamento de livro Imprimir
Qua, 13 de Setembro de 2017 10:38

O livro Legados de Charles Wagley da Amazônia será lançado, nesta quarta-feira, dia 13, no auditório do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UFPA. O lançamento da publicação marcará o encerramento do projeto de pesquisa "Charles Wagley como articulador Institucional", iniciado em 2010 no Programa de Educação Tutorial da Faculdade de Ciências Sociais (PET/Facs).

O livro Legados de Charles Wagley, na versão e-book, foi editado pela EditAEDI e reúne artigos de pesquisadores da UFPA e demais convidados, que participaram de um  Seminário, ocorrido em 2013, comemorativo ao centenário do antropólogo. A organização é da pesquisadora Wilma Marques Leitão, docente da Faculdade de Ciências Sociais e coordenadora do PET.

Jornada - Antes do lançamento, que ocorrerá às 10h, haverá uma jornada de  apresentação de resultados de subprojetos de pesquisa e de outras atividades  desenvolvidas por estudantes de graduação em Ciências Sociais da UFPA, envolvendo o trabalho do antropólogo na Amazônia. A programação será no período da manhã e à tarde.

“Por meio do trabalho de Charles Wagley na consolidação da antropologia como disciplina no Brasil e sua atuação no campo interdisciplinar na Amazônia, três jovens estudantes receberam orientação para atuar na construção de um trabalho de pesquisa. Desde a definição do tema, consulta em arquivos, seleção e análise de dados, apresentação dos argumentos diante de seus pares em congressos e reuniões cientificas, reflexão sobre as críticas e contribuições, redação de artigos, sempre com muitas idas e vindas, acompanhamento nas reuniões de projeto” explica Wilma Leitão.

Palestras  - Além dos integrantes do PET a  jornada pretende reunir outros   estudantes, pesquisadores e professores com interesse em conhecer um pouco da história da antropologia na região, no período de atuação do antropólogo Charles Wagley na Amazônia.  Na parte da tarde, haverá uma mesa-redonda com o professor  Samuel Sá, docente aposentado da FACS e integrante do PET, e  com a pesquisadora do   Museu Emilio Goeldi, professora Lourdes Furtado, que farão um relato de suas vivências como discípulos de Charles Wagley.

O antropólogo - Charles Wagley, (09/11/1913 – 25/11/1991), antropólogo americano que se notabilizou por estudos de populações indígenas e caboclas, notadamente em Gurupá, Pará, onde realizou a pesquisa que deu origem a uma de suas obras mais conhecidas, “Uma Comunidade Amazônica” ,  Charles Wagley chegou ao Brasil em 1938/9, a convite do Museu Nacional do Rio de Janeiro, para realizar pesquisas junto a populações indígenas do grupo lingüístico tupi. Teve importância fundamental na consolidação da antropologia no Brasil, sendo várias vezes citado como estando entre os mais importantes representantes da disciplina.

Charles Wagley é considerado, nas palavras do seu orientando paraense Samuel Sá primeiro paraense a obter o título de doutorado em Antropologia e continuar na região  como um brasilianista, não só por ter feito do Brasil seu campo e objeto de pesquisa, mas por ter deixado aqui fundações para o desenvolvimento e autonomia da Antropologia como disciplina. Além de heranças em outras áreas, como a saúde, quando funcionário do Serviço Especial de Saúde Pública (SESP), e ter se envolvido com a população brasileira, desconstruindo a ideia de sujeito/objeto como entes separados e distantes. Deste modo, sua vida e sua obra são de extrema importância para a Amazônia.

Jornada de Encerramento do Projeto Charles Wagley como articulador institucional e Lançamento do livro Legados de Charles Wagley da Amazônia
Data: 13 de setembro, 8h
Local: Auditório do IFCH
Evento aberto a interessados e terá certificação.
Livro disponível na estante virtual do site EditAEDI.

Texto e arte: Divulgação