Auto do Círio vai às ruas com o tema "Por uma Belém de Paz" Imprimir
Sex, 06 de Outubro de 2017 10:28

A Escola de Teatro e Dança (ETDUFPA), do Instituto de Ciências da Arte (ICA) da Universidade Federal do Pará (UFPA), com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), realiza nesta sexta-feira, 6 de outubro, às 19 horas, o " 23º Auto do Círio - Ano 2017", com o tema "Por uma Belém de Paz". O cortejo sai da Praça do Carmo em direção à Praça D. Pedro II. O tema escolhido para este ano revela o sentimento de insegurança e ausência do poder público no dia a dia da comunidade, motivando, assim, a reedição do tema do ano de 2008, " A Paz".

O Auto do Círio 2017 recebe as assinaturas dos professores Tarik Coelho, na coordenação geral; Cláudio Didimano, na direção cênica; e Miguel Santa Brígida, na curadoria. O objetivo é que, neste momento de homenagem a Nossa Senhora de Nazaré, os participantes reflitam sobre o fazer artístico, tendo o compromisso com os fatos sociais e históricos da capital paraense e do mundo. A intenção do diretor cênico Claudio Didimano é, além de mostrar uma relação de afeto e carinho com a cidade, também fazer um pedido de Paz.

Histórico - O Auto do Círio é um programa de extensão universitária, criado em 1993 pela professora Zélia Amador de Deus e por Margareth Refkalefsky, com o objetivo de revitalizar o Centro Histórico de Belém por ocasião das festividades do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, possibilitando aos artistas o exercício da prática do ensino das Artes por meio do teatro de rua.

A partir de 1995 até 2009, o projeto, já transformado em programa de extensão, passou a ser coordenado e dirigido pelo professor Miguel Santa Brígida, que incluiu no cortejo elementos da música e da cultura popular, reunidos em uma estética de matriz carnavalesca, em que os artistas do Pará prestam sua homenagem à Virgem de Nazaré, tradicionalmente, na sexta-feira antes do Círio. Em 2006, o cortejo alcançou o reconhecimento do IPHAN/PA como bem imaterial associado ao Círio de Nazaré. Desde 2015, o Auto do Círio é coordenado pelo professor Tarik Coelho.

Integração com a comunidade - O Auto do Círio 2017 constitui-se de parceria estabelecida entre a Universidade e a comunidade. Neste sentido, sua criação está pautada na realização de diversas atividades, entre as quais se destacam: preparação do elenco participante (teatro, dança, canto, cenografia e figurino), concepção e confecção de elementos cênicos, e experimentação cênica no espaço do espetáculo nas ruas do bairro Cidade Velha.

23º Auto do Círio – Por uma Belém de Paz
Dia: 06/10/2017
Hora: 19h
Local: O cortejo sai da rua Dom Bosco/ Praça do Carmo, no bairro Cidade Velha, e segue pelas ruas Dr. Assis, Rua Padre Champagnat /Largo da Sé, Rua Tomázia Perdigão até a praça D. Pedro II, em frente aos Palácios Lauro Sodré e Antônio Lemos, no qual ocorre a apoteose e o encerramento do cortejo.

Texto e fotos: Divulgação