Biblioteca Central da Universidade promove a palestra “Metodologia da Pesquisa Científica” Imprimir
Sex, 06 de Outubro de 2017 10:23

Como parte do Plano de Capacitação dos Usuários (PCC), a Biblioteca Central promove a palestra “Metodologia da Pesquisa Científica”, às 9h do dia 24 de outubro, no Centro de Convenções Benedito Nunes. Com o objetivo de melhorar a qualidade das pesquisas da comunidade acadêmica e científica, a aula será ministrada pelo bibliotecário do Museu Paraense Emílio Goeldi, Rodrigo Paiva. As inscrições são gratuitas e vão até o dia do evento, por meio do site. O curso oferece certificação de 4 horas.

Segundo o coordenador da Gestão de Produtos Informacionais da Biblioteca Central, Diego Barros, a palestra abordará o que o aluno de graduação ou pós-graduação precisa saber metodologicamente para pesquisas bem sucedidas. “Na palestra, o facilitador Rodrigo Paiva abordará temáticas específicas importantes para a construção de uma proposta de pesquisa, a saber: Problema de pesquisa, O que é um referencial teórico, a importância da metodologia, O que é uma justificativa, o que é uma hipótese de pesquisa, além de outros aspectos importantes para a construção de um projeto de pesquisa”, explica ele.

Importância - Para o coordenador, a palestra visa fortalecer a formação dos discentes e pesquisadores: “A Biblioteca Central, enquanto órgão gestor e disponibilizador de informação, cumpre sua função de auxiliar o usuário a chegar ao conhecimento. Assim, acreditamos que, a partir desses cursos, o nosso usuário estará mais preparado para poder usufruir de tudo que a biblioteca se propõe a oferecer, além de gerar importantes índices de qualidade acadêmica.”

Desta forma, Diego destaca a importância da temática abordada: “O tema chama atenção de muitos alunos, por conseguinte, a gestão da Biblioteca Central  - que atualmente é gerenciada pela diretora Célia Ribeiro - se preocupa bastante no auxílio na qualidade acadêmica. Sabemos que é um desafio que a Universidade como um todo enfrenta e nós corroboramos na medida do possível para que esses elementos estratégicos sejam efetivados em nossa UFPA.”

Plano de Capacitação dos Usuários - Com a finalidade de criar um crescimento contínuo de qualidade nas pesquisas da Universidade, a Biblioteca Central criou o PCC. O Plano consiste na realização mensal de cursos de aprimoramento voltados para toda comunidade acadêmica. No Facebook oficial da Biblioteca Central é possível acompanhar os próximos cursos a serem realizados.

Mais informações sobre o evento aqui.

Texto: Alice Palmeira - Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Reprodução / Google