Evento reúne pesquisadores nacionais e internacionais ligados à interpretação ou tradução de diálogos platônicos Imprimir
Sex, 06 de Outubro de 2017 10:26

O Grupo de Pesquisa em Filosofia Antiga e Recepção da UFPA (POIESIS) realizará o “II Simpósio Filosofia e Literatura: República e Recepção”, de 22 a 24 de novembro, no Campus da UFPA. Além de reunir pesquisadores nacionais e internacionais ligados à interpretação ou tradução de diálogos platônicos, o Simpósio prestará uma homenagem à memória do professor Marcelo Pimenta Marques, da UFMG, nome de referência nas pesquisas dedicadas à interpretação da República. Também contará com a apresentação de comunicações orais ligadas ao tema, de pós-graduandos das áreas de Filosofia e Letras. As inscrições de trabalhos vão até 15 de outubro, e as de ouvinte até a abertura do evento.

Inscrições - Para apresentar uma comunicação é preciso enviar um resumo do trabalho e preencher o formulário de inscrição (disponível aqui). Os resumos devem ter um máximo de 400 palavras e três ou quatro palavras-chave. Cada apresentação durará até 15 minutos, com mais dez minutos para debate. Para os participantes da categoria ouvinte, assim como para os expositores, é preciso preencher um formulário de inscrição.

Objetivos  e Importância - Com a temática “República e Recepção”, o evento visa enaltecer a nova edição da República de Platão - quarto volume da coleção Diálogos, reeditada em versão bilíngue pela Editora da UFPA (ed.ufpa). Assim, o simpósio busca realçar a importância da tradução do livro, feita por Carlos Alberto Nunes e lançada em junho de 2017, na XXI Feira Pan-Amazônica do Livro, como parte da programação dos 60 anos da UFPA. Além disso, por reunir pesquisadores e apresentar trabalhos, o evento tem o intuito de fomentar o aprendizado, a familiarização e discussão do tema.

Professor Marcelo Pimenta Marques - O professor da UFMG, falecido em 2016, foi um grande leitor e estudioso de Platão. Ao longo de sua vida acadêmica, publicou vários artigos e capítulos de livros dedicados ao diálogo platônico República. Sua contribuição ao POIESIS se deu na forma de seminários, orientações, participação em banca, concepção do I e II Simpósio Internacional Filosofia e Literatura, sempre apoiando e incentivando a expansão do Grupo de Filosofia Antiga da UFPA.

Programação - A programação do evento ainda não foi concluída, mas será composta por conferências, mesas-redondas e sessões de comunicação. Até o momento, foi confirmada a presença dos seguintes convidados: Antônio Orlando de Oliveira Dourado Lopes (UFMG); Carolina de Melo Bomfim Araújo (UFRJ); Celso de Oliveira Vieira (UFPA); Cláudia Grijó Vilarouca (UFPA); Francisco J. Gonzalez (University of Ottawa); Ioannis Petropoulos (Democritus University of Thrace); Jean Luca Pitteloud (UFABC/UFPA); Jonathan Molinari (UFPA); Jovelina Maria Ramos de Souza (UFPA); Luiz Maurício Menezes (UEAP); Maria Aparecida de Paiva Montenegro (UFC); Maria Cecília de Miranda Nogueira Coelho (UFMG); Maria do Socorro da Silva Jatobá (UFAM); Maria Elizabeth Godoy (UEAP); Miriam Campolina Diniz Peixoto (UFMG); Otávio Guimarães Tavares (UFPA); Rodolfo Pais Nunes Lopes (UnB); Victor Sales Pinheiro (UFPA).

POIESIS – Criado em 2009, o Grupo de Pesquisa em Filosofia Antiga e Recepção é coordenado pela professora Jovelina Ramos. O POIESIS realiza pesquisas na área de Filosofia Antiga e Estudos Clássicos. Os estudos realizados pelo grupo têm o intuito de vincular a recepção dos discursos poéticos, retóricos e sofísticos à filosofia platônica, voltados para aspectos éticos, históricos e políticos.

Texto: Alice Palmeira - Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação