Instituto de Ciências da Arte - UFPA
ETDUFPA oferta minicurso: "Por uma crítica menor" Imprimir
Seg, 08 de Janeiro de 2018 10:10

Você já teve a experiência de ler uma crítica teatral e, ao final da leitura, chegar à conclusão de que o texto não é o que se convencionou denominar por crítica teatral? Se você já passou por esta experiência e deseja exercitar seu olhar e sua escrita para outros modos de pensar e dialogar com uma obra teatral, o minicurso que será promovido pelo projeto de extensão TRIBUNA DO CRETINO oferecerá esta oportunidade. São 15 vagas ofertadas à comunidade para o minicurso intitulado “Por uma crítica menor”.

O minicurso pretende compartilhar experiências que vem sendo gestadas nos últimos anos na TRIBUNA DO CRETINO, projeto de extensão da Escola de Teatro e Dança da UFPA. A perspectiva que o projeto vem adotando encontra-se pautada pela arte de não definir, mas de poetizar, problematizar e/ou presentificar o conjunto de sensações/questões provocadas por uma montagem teatral.

Quando se renuncia ao desejo de dominar a obra teatral, interpretá-la, traduzi-la, analisá-la, dissecá-la, enquadrá-la em categorias meramente formais e/ou conceituais; quando a distância entre crítico e obra se esvai permitindo surgir uma abordagem sinestésica, isto é, uma zona de contato em que crítico e obra já não se encontram em pólos diferentes, mas lado a lado, compartilhando o que há de essencial na arte teatral: o encontro. Quando o desejo de perscrutar analiticamente a obra sede espaço para o desejo de simplesmente vivenciá-la por meio de palavras, então, começamos a nos aventurar pelos labirintos de uma crítica menor.

O minicurso, com carga horária de 60 horas, será realizado no período 22 de Janeiro a 02 de Abril/18, na Escola de Teatro e Dança da UFPA (ETDUFPA), sempre as segundas-feiras de 14:30 ás 17:30 horas. A metodologia do minicurso terá uma abordagem teórico-prático, isto é, contará com atividades de aprofundamento teórico e exercícios de produção de textos críticos, sobre montagens teatrais produzidas na cidade. O principal objetivo é compartilhar as trilhas já abertas de uma “crítica menor” experimentadas pelas ações do TRIBUNA provocando e estimulando, assim, novos modos de dialogar com as obras artísticas por meio de uma escrita ensaística e poética.

O minicurso será ministrado pelo professor-mestre Edson Fernando e é uma atividade integrante de sua pesquisa do doutorado interinstitucional – Dinter UFMG/UFPA. Os interessados devem solicitar ficha de inscrição pelo e-mail  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. até o próximo dia 17 de Janeiro.

Minicurso de Crítica Teatral: “Por uma crítica menor?”

Local: Escola de Teatro e Dança da UFPA;

Período: 22 de Janeiro a 02 de Abril – Sempre as Segundas-Feiras das 14:30 às 17:30;

Demanda: 15 vagas abertas à comunidade em geral.

Inscrições Gratuitas.

Solicitar Ficha de Inscrição até o dia 17 de Janeiro:  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Mais informações: Watzapp 996123880 (Professor Edson Fernando).

Escola de Teatro e Dança da UFPA, fica situada na Rua D. Romualdo de Seixas, 820 no bairro Umarizal em Belém/PA.

Texto: Ana Maria Castro

Assessora de Comunicação e Imprensa da ETDUFPA/ICA/UFPA.