E-mail
Espetáculo “Um Bonde Chamado Desejo” Imprimir
Escrito por Administrator   
Qua, 17 de Janeiro de 2018 10:14

A Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará, por meio do primeiro ano do Curso Técnico em Teatro e dos primeiros e segundos anos dos Curso Técnico em Cenografia e Curso Técnico em Figurino Cênico, do Ano Letivo 2017, apresenta a montagem do premiado texto Um Bonde Chamado Desejo. Uma peça teatral de 1947, escrita pelo dramaturgo norte-americano Tennessee Williams, pela qual ele recebeu o Prêmio Pulitzer em 1947. Tornando-se um dos principias texto do teatro contemporâneo.

A história se passa quando a personagem Blanche du Bois chega na casa de sua irmã Stella, completamente falida tendo perdida as propriedades da família, tendo que enfrentar a sua nova realidade social. Intrigas, agressões e abusos são alguns dos conflitos presentes no texto. Alguns autores costumam descrever como o enfretamento da cultura sulista americana com a classe operária da época.

A montagem da Escola de Teatro e Dança da UFPA conta com um jovem elenco de alunos do primeiro ano do Curso Técnico em Teatro, que darão vida aos personagens do espetáculo Um bonde Chamado Desejo. A direção teatral é de Karine Jansen e Claudio Didimano.

O figurino do espetáculo foi inspirado na década de 40 e foram desenvolvidos pelos alunos do Curso Técnico em Figurino Cênico, que vestirão os personagens emblemáticos do Bonde.

O espetáculo acontecerá no Instituto de Ciências da Arte e a cenografia foi concebida pelos alunos do Curso Técnico em Cenografia, transformando assim o espaço do instituto na residência da família kowalski. Ambos os alunos dos cursos de Cenografia e Figurino Cênico tiveram a Direção de Visualidade por Ézia Neves.

FICHA TÉCNICA

CENOGRAFIA

Cenógrafos – Ruan Ribeiro, Sabrina Pena, Waldir Conceição

Assistentes de Cenografia – Breno Paixão, Camila Sousa, Thiago Silva

FIGURINO CÊNICO

Figurinistas – Daniel Gomes, Diogo Richier, Ivana Ribeiro

Assistentes de Figurino – Claudete Lobato, Daniella Pinheiro, Roseli Feitosa, Nanam Falcão

TEATRO

Ana Corrêa, Andrew Monteiro, Angello Garcia, Assucena Pereira, Athos Brenno, Augusto Neves, Caio Cesar Dias, Damise Vanessah, Diana Lins, Diego Leal, Eduarda Mebarak, Elizabeth Moura, Filipe Marques, Hugo Corrêa, Igor Juan, Jordan Navegantes, Kárita Almeida, Lays Portela, Maria Clara Madôrra, Mariana Monhy, Mariane Malato, Patrícia Alvarez, Penélope Lima, Ramon Dekken, Ronald Lima, Rosilene Alves, Vanessa Franco

PRODUÇÃO

Direção Geral – Cláudio Didimano e Karine Jansen

Direção de Visualidade – Ézia Neves

 

Sonoplastia – Demi Araújo e Renan Coelho

 

Período: 25 a 28 de Janeiro e 01 a 04 de Fevereiro de 2018

Horários: 19h

Local: Instituto de Ciências da Arte – Praça da República - Presidente Vargas

 

Copyright © 2016 Instituto de Ciências da Arte - UFPA

Avenida Presidente Vargas, S/N, Praça da República - Belém - Pará - Brasil, CEP 66017-060 - Tel: Secretaria: (91) 3241-5801, Fax: (91) 3241-8369. E-mail: ica@ufpa.br