Espetáculo “Um Bonde Chamado Desejo” Imprimir
Qua, 17 de Janeiro de 2018 10:14

A Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará, por meio do primeiro ano do Curso Técnico em Teatro e dos primeiros e segundos anos dos Curso Técnico em Cenografia e Curso Técnico em Figurino Cênico, do Ano Letivo 2017, apresenta a montagem do premiado texto Um Bonde Chamado Desejo. Uma peça teatral de 1947, escrita pelo dramaturgo norte-americano Tennessee Williams, pela qual ele recebeu o Prêmio Pulitzer em 1947. Tornando-se um dos principias texto do teatro contemporâneo.

A história se passa quando a personagem Blanche du Bois chega na casa de sua irmã Stella, completamente falida tendo perdida as propriedades da família, tendo que enfrentar a sua nova realidade social. Intrigas, agressões e abusos são alguns dos conflitos presentes no texto. Alguns autores costumam descrever como o enfretamento da cultura sulista americana com a classe operária da época.

A montagem da Escola de Teatro e Dança da UFPA conta com um jovem elenco de alunos do primeiro ano do Curso Técnico em Teatro, que darão vida aos personagens do espetáculo Um bonde Chamado Desejo. A direção teatral é de Karine Jansen e Claudio Didimano.

O figurino do espetáculo foi inspirado na década de 40 e foram desenvolvidos pelos alunos do Curso Técnico em Figurino Cênico, que vestirão os personagens emblemáticos do Bonde.

O espetáculo acontecerá no Instituto de Ciências da Arte e a cenografia foi concebida pelos alunos do Curso Técnico em Cenografia, transformando assim o espaço do instituto na residência da família kowalski. Ambos os alunos dos cursos de Cenografia e Figurino Cênico tiveram a Direção de Visualidade por Ézia Neves.

CENOGRAFIA

Cenógrafos – Ruan Ribeiro, Sabrina Pena, Waldir Conceição

Assistentes de Cenografia – Breno Paixão, Camila Sousa, Thiago Silva

FIGURINO CÊNICO