UFPA recebe seletiva para a 28ª Olimpíada Internacional de Filosofia

• Publicado: Quarta, 13 Novembro 2019 10:46
  • Última Atualização: Quarta, 13 Novembro 2019 10:46

Estão abertas as inscrições da seletiva para a 28ª Olimpíada Internacional de Filosofia (IPO), que irá acontecer de 21 a 24 de maio de 2020, em Lisboa. Desde sua primeira edição, em 1993, a Olimpíada Internacional de Filosofia (IPO) é um evento direcionado para estudantes do Ensino Médio, sendo considerado o mais importante da comunidade filosófica internacional. Neste ano, a Universidade Federal do Pará conta com 8 vagas e terá como julgadora a professora do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Jovelina Ramos.

Tendo em seu núcleo uma competição de ensaios filosóficos de altíssima qualidade, e contando ainda com uma intensa programação social, cultural e acadêmica destinada a estudantes e professores, a Olimpíada Internacional de Filosofia visa fortalecer o ensino de Filosofia na Educação Básica ao redor do mundo, assim como contribuir para o desenvolvimento do pensamento crítico, inquisitivo, criativo e promover a reflexão filosófica sobre ciência, arte e vida social.

“Os  candidatos inscritos em cada um dos estados participantes deverão produzir um ensaio de três laudas em língua inglesa, francesa ou espanhola. O júri nacional escolherá dois dos melhores ensaios, e os vencedores da seletiva nacional participarão da final em Lisboa, no período de 21 a 24 de maio de 2020. Os melhores ensaios serão premiados com medalhas de ouro, prata, bronze ou menções honrosas”, afirma Jovelina Ramos.

Como participar – Para participar da seleção o candidato deverá estar cursando o Ensino Médio e ter até 19 anos de idade no dia da seletiva. As inscrições para a seletiva nacional deverão ser feitas pela escola, até o dia 20 de novembro de 2019, por meio de e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

No e-mail enviado no ato da inscrição, deverão constar, para cada um de dois estudantes inscritos, as seguintes informações: nome completo, escola em que estuda, cidade de residência, e-mail para contato, RG e cópia de documento que comprove que o(a) estudante não terá concluído o Ensino Médio até a data da seletiva.

A seleção será realizada no dia 14 de fevereiro de 2020, das 14h30 às 18h30 (horário de Brasília), em doze estados da Federação e contará com um amplo grupo de jurados de diversas universidades e dois institutos federais brasileiros. Em Belém, a prova será aplicada no Laboratório de Filosofia, altos do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UFPA (IFCH).

Prova - Cada estudante que participar da seletiva nacional para a 28ª IPO terá de escrever, em no máximo quatro horas e por meio de um computador sem acesso à internet disponibilizado por seu local de prova, um ensaio filosófico em língua inglesa, espanhola ou francesa sobre um de quatro tópicos que serão apresentados apenas no dia da seletiva na forma de trechos de textos filosóficos ou de perguntas. Durante a redação de seu ensaio, o candidato poderá consultar apenas um dicionário bilíngue, que ele poderá levar para o seu local de prova.

Serviços:

28ª Olimpíada Internacional de Filosofia (IPO)

Data do evento: de 21 a 24 de maio de 2020.
Data e hora da Prova: 14 de fevereiro de 2020, das 14h30 às 18h30
Local: Laboratório de Filosofia, altos do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UFPA.
Para mais informaçõesacesse aqui.

Texto: Gilberto Moura - Assessoria de Comunicação da UFPA.