Progep avalia resultado do primeiro Edital de Facilitadores da UFPA

• Publicado: Quinta, 14 Novembro 2019 08:22
  • Última Atualização: Quinta, 14 Novembro 2019 08:22

A seleção de facilitadores internos para eventos de capacitação da Universidade Federal do Pará (UFPA), que teve 38 inscritos e destinou-se ao credenciamento de servidores – técnicos-administrativos e docentes – para atuarem como facilitadores de aprendizagem no “Curso Elaboração de Artigos Científicos”, ofertado pela Pró-reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (PROGEP), por meio da Diretoria de Capacitação e Desenvolvimento (CAPACIT), foi considerada positiva.

O lançamento do edital foi resultado dos esforços de atuação da Progep em atender um dos objetivos estratégicos que constam no PDI da UFPA: a valorização de servidores com foco em resultados. O processo seletivo contou com duas etapas. Na primeira fase foi feita uma análise curricular, considerando os títulos e as publicações de artigos dos candidatos, totalizando 10 aprovados. A segunda etapa compreendeu a análise da proposta pedagógica de curso e a avaliação didática dos concorrentes.

O candidato aprovado em primeiro lugar, Glauber Cirino, foi o facilitador do curso “Elaboração de Artigos Científicos”, que ocorreu de 21 a 25 de outubro deste ano. Os demais classificados, Elizabeth Manfredo e João Manoel Malheiro, foram incluídos no Banco de Facilitadores do Capacit. Para o desempenho das atividades de instrução os servidores farão jus ao recebimento de gratificação por encargo de curso ou concurso, em conformidade com a Lei 8.112/90.

Segundo Ícaro Pastana, Diretor do Capacit, é importante a realização de um processo seletivo como esse, porque além de possibilitar uma escolha mais técnica e transparente de instrutores para o CAPACIT, também contribui para encontrar e valorizar os diversos talentos presentes na UFPA, o Diretor afirma ainda que a publicação de editais para essa finalidade ocorrerá com maior frequência, visando selecionar facilitadores para outros eventos de capacitação.

Em entrevista para o Papo Capacitação, o servidor aprovado em primeiro lugar na seleção contou como foi a experiência de ser facilitador do curso “Elaboração de artigos Científicos”, a importância de se qualificar e como foi participar desse processo seletivo. Para saber mais confira a matéria completa disponível aqui.

Texto: Juliane Nascimento - Assessoria de Comunicação Capacit
Arte: Assessoria Progep