Projeto Farmácia Viva realiza mutirão para criação do Jardim das Patacas

• Publicado: Quinta, 14 Novembro 2019 08:24
  • Última Atualização: Quinta, 14 Novembro 2019 08:24

Já pensou em ter um banquinho confortável para sentar em todas as paradas do circular? E que tal se fosse acompanhado de uma mesa para estudo? E se ainda tivesse plantas que servem como objeto de pesquisa para muitos cursos, além de um jardim bonito? Foi isso que o projeto Farmácia Viva criou disponibilizando, no recuo para o ônibus no novo estacionamento do Universitec, um jardim que é um ambiente de convivência, estudo e pesquisa ao mesmo tempo.

A ação, que é uma iniciativa do Espaço ITEC-Cidadão, coordenado por Gina Calzavara, une estudantes de diversos cursos com o propósito de melhorar o ambiente da universidade e incentivar a pesquisa acadêmica. O jardim criado possuí exemplares da Árvore da Pataca, que seriam derrubadas no planeamento inicial do estacionamento, mas por iniciativa de professores e alunos do Farmácia Viva, não só as árvores foram preservadas, como novas fontes de pesquisa foram plantadas.

12.11.2019 Jardim Farmácia Viva Foto Alexandre de Moraes site9Farmácia Viva - O projeto surgiu com o intuito de dar maior atenção às plantas medicinais que estão no Espaço ITEC-Cidadão. O Farmácia Viva oferece oficinas para demonstrar a importância de se ter plantas medicinais em casa, acentuando em suas propriedades, o melhor modo de plantio e cuidados com a planta, além da efetividade do auxílio em tratamentos e na melhoria da saúde.

De acordo com Alanda Paixão, aluna de Farmácia responsável pelo mutirão, além de preservar o que seria derrubado, um dos objetivos do projeto é fazer a junção da árvore da pataca, que é uma árvore medicinal e alimentícia, com outras plantas benéficas para saúde.

“No canteiro foram adicionadas mudas da Coramina, Justiça Vermelha e Canarana, para que possamos desenvolver práticas acadêmicas. Por exemplo, no meu curso nós precisamos dessas plantas para trabalhar em laboratório, e ter acesso a elas aqui dentro da universidade é muito importante.”, explica.

12.11.2019 Jardim Farmácia Viva Foto Alexandre de Moraes site3As árvores do jardim – Também conhecida como Maçã-de-elefante, árvore-do-dinheiro, bolsa-de-pastor, dilênia, flor-de-abril, coco de Adão ou fruta-cofre, a árvore da Pataca é originária da Índia, e é utilizada no tratamento do reumatismo, como analgésico para dores musculares e ajuda na digestão.

Além do valor medicinal, a planta também é alimentícia e suas sépalas podem ser comidas cruas, cozidas ou em geleias e sorvetes; os frutos entram na composição do curry e de doces, e a madeira é famosa na construção naval. Segundo a história, Dom Pedro I costumava esconder moedas nos frutos das árvores da pataca dos jardins do Palácio de Verão para brincar que ali nascia dinheiro, por isso o nome árvore-do-dinheiro.

Já a Coramina tem seu valor medicinal relacionado ao sistema circulatório e ao coração; a Canarana é utilizada para o tratamento dos rins e para problemas menstruais; e a Justiça Vermelha tem componentes cicatrizantes, anti-inflamatórios, além de combater a hemorragia e ajudar na digestão.

12.11.2019 Jardim Farmácia Viva Foto Alexandre de Moraes site5Revitalização que encanta -  Aluna do curso de Engenharia de Bioprocessos, Giovanna Aires frisa que é importante lembrar que essas árvores que permanecem no jardim foram salvas e hoje têm papel importante de atração de novos usuários e entusiaste do espaço. “Tudo isso aqui seria derrubado e foi preciso lutar para que fosse preservado. Tenho amigos que não fizeram parte do projeto, mas já foram atraídos pra cá, pela beleza da pataca, e estão me perguntando que tipo de estudo pode ser feito com ela, isso nos deixa muito feliz.”, comemora.

Augusto Rodrigues, aluna de Engenharia Elétrica, lembra ainda a importância de poder contar com o apoio de outros estudantes para que o local seja preservado. “Eu introduzi as orquídeas nas árvores, e tive que ter muito cuidado para colocar o mais alto possível, pois infelizmente muitas pessoas arrancam. Já tivemos casos de pessoas que levaram mudas de plantas que foram doadas à Universidade, então é importante levar conhecimento para comunidade acadêmica, para que todos possam não só usufruir, mas cuidar do espaço”, reforça o estudante.

Para quem deseja conhecer o espaço e colaborar com a sua preservação, o Jardim das Patacas está localizado no recuo do ponto de ônibus que fica próximo a Universitec.

Texto: Nayana Batista – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre de Moraes