Programa de Pós-graduação em Ciência Política debate o atual cenário da democracia brasileira

• Publicado: Quinta, 14 Novembro 2019 08:25
  • Última Atualização: Quinta, 14 Novembro 2019 08:25

O Programa de Pós-graduação em Ciência Política (PPGCP/UFPA)  irá promover, nos próximos dias 18 a 20 de novembro, o Seminário Representação, Processo Legislativo e Políticas Públicas. O evento  tem o  objetivo de  debater as diversas questões referentes ao desenvolvimento da democracia brasileira no momento atual.

Nos três de dias de programação serão realizados mesas redondas e minicursos abordando temas como :  o processo de representação na esfera do poder político gerado pelas eleições; o processo de tomada de decisões nas arenas representativas, notadamente o Congresso Nacional; e a produção de Políticas Públicas, especificamente políticas sociais. Todas as atividades acontecerão no Auditório Setorial Básico e nas salas de aula do PPGCP. Confira aqui a programação completa.

“O seminário assume grande importância, nesse momento, em razão da crise que as instituições democráticas estão atravessando, no Brasil e no mundo e, também pelas elevadas transformações que estão ocorrendo nas relações  entre o sistema político, as instituições democráticas  e a sociedade”, informa  Carlos Augusto Souza , a frente da coordenação do evento.

A conferência de abertura,  "Autoritarismo e Crise da democracia na América Latina",  marcada para às16h, do dia 18,  terá como palestrante convidada a pesquisadora Helcimara Teles, docente do Departamento de Ciência Política da  UFMG e dirigente da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP).

O seminário  é uma iniciativa dos Grupos de Pesquisa “Observatório Eleitoral do Estado do Pará” e “Instituições Políticas, Processo Legislativo e Controle”, coordenados , respectivamente pelos professores Carlos Augusto Souza e Bruno Rubiatti, docentes  do PPGCP.  O evento está  sendo viabilizado  pelo  Programa de Cooperação Acadêmica (PROCAD), coordenado pela professora Eugenia Cabral e  que reúne a Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Universidade Federal do Amapá (UNIFAP).

Trabalhos - Durante o seminário também serão feitas a  apresentação de trabalhos de docentes e discentes da graduação e pós-graduação e das instituições parceiras no PROCAD. O Seminário, bem como os mini cursos, estão abertos a qualquer público interessado em temas que envolvam a questão política no Brasil, tanto docentes, quanto discentes da UFPA (graduação e pós-graduação), ou de outras instituições de ensino. As inscrições devem ser realizadas até o dia 18 de novembro presencialmente na coordenação do PPGCP.

Os valores do evento são 15 reais (sem o direito aos minicursos) e 20 reais (programação completa).

Serviço

Seminário de Pesquisa “Representação, Processo Legislativo e Políticas Públicas”

Locais: Auditório Setorial Básico e Sala do PPGCP

Data:  18, 19 e 20 de novembro