Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Projeto da Escola de Aplicação da UFPA oferece aulas de flauta doce para crianças e adolescentes

  • Publicado: Quinta, 14 Novembro 2019 08:26
  • Última Atualização: Quinta, 14 Novembro 2019 08:26
  • Acessos: 2392

 

O Projeto de Extensão "Flauta Doce: um encontro de saberes musicais", da Escola de Aplicação da UFPA (EAP), proporciona à crianças e adolescentes, de 8 a 14 anos de idade, o aprendizado gratuito do instrumento musical flauta doce. A iniciativa atende às demandas da comunidade quanto ao ensino-aprendizado de um instrumento musical convencional, por meio de metodologias que incluem a família, a escola e mídias digitais.

O projeto promove o ensino de música, de modo a oportunizar um encontro de saberes musicais diverso, além da aprendizagem e aperfeiçoamento na flauta doce, os alunos também recebem aula de canto coral. A proposta do projeto também busca compor e arranjar músicas para o grupo de flauta doce; escrever e disseminar artigos ou relatos de experiência com os resultados obtidos; e oferecer aos estagiários e voluntários a oportunidade de ensinar e aprender sobre métodos e suportes estratégicos para o ensino de música por meio da flauta doce, fomentando a formação inicial e continuada.

“Além de tudo isso, buscamos gerar produtos culturais, tais como: recitais, concertos, palestras, oficinas e apresentações musicais, a fim de divulgar a produção dos alunos em espaços físicos reais e virtuais, oferecendo ao público um banco de dados para estudo e pesquisa”, afirma a coordenadora do projeto, Jucélia Estumano.

Como produto destas oficinas, no dia 19 de novembro, haverá uma apresentação dos integrantes do projeto, às 19 horas, no Teatro Margarida Schivasappa, junto com a Banda de Música da Universidade do Estado do Pará (UEPA), sob a regência de Anielson Ferreira. A apresentação integra a programação da VII Semana do Músico da UEPA, que ocorrerá no período de 19 a 21 de novembro de 2019. Os ingressos podem ser adquiridos na coordenação do curso de música da UEPA – CCSE – Djalma Dutra ou nas salas de música da Escola de Aplicação com a professora Jucélia Estumano.

Projeto Flauta Doce 1Benefícios - As crianças e adolescentes que recebem as aulas são orientados sobre as técnicas de como tocar o instrumento musical, a posição de notas naturais e notas alteradas, técnicas de emissão sonora, estudo de escala para desenvolver o dedilhado, solfejo, ritmo e aprendizado de repertório de compositores paraenses, entre outras atividades. Os estudantes que participam como voluntários recebem orientação sobre as opções de métodos, técnicas e materiais para o ensinamento da flauta doce.

Jucélia Estumano defende que a prática da flauta apresenta muitos benefícios para as crianças, tais como reforçar o desenvolvimento na fluência musical, desenvolver atitude criativa, aprimorar a expressividade, disciplina, concentração, musicalidade, e, sobretudo, o acesso ao ensino de música gratuito.

 “Aprender um instrumento musical agrega muitos benefícios cognitivos e culturais, pois a criança também tem a oportunidade de acessar diferentes repertórios musicais, períodos históricos diversos, podendo apreciar e aprender sobre diversas culturas. Deste modo, ao longo de um processo de aprendizagem musical, a criança vai se construindo e reconstruindo como indivíduo”, explica a coordenadora.

Ela pontua que as mudanças observadas são o aumento da concentração, o desenvolvimento da afinação vocal, a agilidade no tocar, a parceria no trabalho em grupo e a afetividade na relação com os pais, com os colegas, com a professora e com a comunidade em geral.

IProjeto Flauta Doce 2ntegração - Como, no projeto, são produzidas ações que integram a família à escola, os pais são convidados a participarem das aulas junto aos filhos. Desta forma, eles aprendem as músicas cantadas e algumas posições de notas na flauta, de modo que os pais possam ajudar os filhos a estudarem em casa. Frequentemente são realizadas apresentações artísticas onde o coral de alunos se apresenta com os pais.

Ensino, pesquisa e extensão - O "Flauta Doce: um encontro de saberes musicais" atua dentro do tripé Ensino-Pesquisa-Extensão, contempladas da seguinte forma: Ensino, por meio das aulas de flauta doce que são ministradas na escola; Pesquisa, por meio da parceria feita com o curso de Licenciatura Plena em Música da UEPA, onde tem-se feito arranjos para flauta doce e experimentações artísticas do coral de flauta com a Banda de Música da UEPA; e Extensão, pela abertura de aulas de música à comunidade em geral, alcançando crianças e adolescentes vinculadas ou não à Escola de Aplicação da UFPA.

A iniciativa possui ainda parcerias com o Grupo de Estudo em Música no Pará (GEMPA) e com o Laboratório de Etnomusicologia (LabEtno), ambos ligados à graduação em Música a Universidade Federal do Pará e ao Programa de Pós-graduação em Artes da UFPA (PPGArtes).

Serviço:

Projeto de Extensão "Flauta Doce: um encontro de saberes musicais"

Para participar, basta entrar em contato com a coordenadora Jucélia Estumano pelo telefone (91) 98277-9926 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Novas turmas serão abertas em março de 2020, mas ainda é possível participar da turma atual como ouvinte.
Data da próxima apresentação do projeto: 19 de novembro
Local: Teatro Margarida Schivasappa, no Centur (Av. Gentil Bittencourt, 650, em Belém)
Horário: 19 horas
Entrada: 2kg de alimentos não-perecíveis

Texto: Adams Mercês - Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Divulgação Projeto

registrado em:
Fim do conteúdo da página