Projeto da Escola de Aplicação da UFPA oferece aulas de flauta doce para crianças e adolescentes

• Publicado: Quinta, 14 Novembro 2019 08:26
  • Última Atualização: Quinta, 14 Novembro 2019 08:26

O Projeto de Extensão "Flauta Doce: um encontro de saberes musicais", da Escola de Aplicação da UFPA (EAP), proporciona à crianças e adolescentes, de 8 a 14 anos de idade, o aprendizado gratuito do instrumento musical flauta doce. A iniciativa atende às demandas da comunidade quanto ao ensino-aprendizado de um instrumento musical convencional, por meio de metodologias que incluem a família, a escola e mídias digitais.

O projeto promove o ensino de música, de modo a oportunizar um encontro de saberes musicais diverso, além da aprendizagem e aperfeiçoamento na flauta doce, os alunos também recebem aula de canto coral. A proposta do projeto também busca compor e arranjar músicas para o grupo de flauta doce; escrever e disseminar artigos ou relatos de experiência com os resultados obtidos; e oferecer aos estagiários e voluntários a oportunidade de ensinar e aprender sobre métodos e suportes estratégicos para o ensino de música por meio da flauta doce, fomentando a formação inicial e continuada.

“Além de tudo isso, buscamos gerar produtos culturais, tais como: recitais, concertos, palestras, oficinas e apresentações musicais, a fim de divulgar a produção dos alunos em espaços físicos reais e virtuais, oferecendo ao público um banco de dados para estudo e pesquisa”, afirma a coordenadora do projeto, Jucélia Estumano.

Como produto destas oficinas, no dia 19 de novembro, haverá uma apresentação dos integrantes do projeto, às 19 horas, no Teatro Margarida Schivasappa, junto com a Banda de Música da Universidade do Estado do Pará (UEPA), sob a regência de Anielson Ferreira. A apresentação integra a programação da VII Semana do Músico da UEPA, que ocorrerá no período de 19 a 21 de novembro de 2019. Os ingressos podem ser adquiridos na coordenação do curso de música da UEPA – CCSE – Djalma Dutra ou nas salas de música da Escola de Aplicação com a professora Jucélia Estumano.

Projeto Flauta Doce 1Benefícios - As crianças e adolescentes que recebem as aulas são orientados sobre as técnicas de como tocar o instrumento musical, a posição de notas naturais e notas alteradas, técnicas de emissão sonora, estudo de escala para desenvolver o dedilhado, solfejo, ritmo e aprendizado de repertório de compositores paraenses, entre outras atividades. Os estudantes que participam como voluntários recebem orientação sobre as opções de métodos, técnicas e materiais para o ensinamento da flauta doce.

Jucélia Estumano defende que a prática da flauta apresenta muitos benefícios para as crianças, tais como reforçar o desenvolvimento na fluência musical, desenvolver atitude criativa, aprimorar a expressividade, disciplina, concentração, musicalidade, e, sobretudo, o acesso ao ensino de música gratuito.

“Aprender um instrumento musical agrega muitos benefícios cognitivos e culturais, pois a criança também tem a oportunidade de acessar diferentes repertórios musicais, períodos históricos diversos, podendo apreciar e aprender sobre diversas culturas. Deste modo, ao longo de um processo de aprendizagem musical, a criança vai se construindo e reconstruindo como indivíduo”, explica a coordenadora.

Ela pontua que as mudanças observadas são o aumento da concentração, o desenvolvimento da afinação vocal, a agilidade no tocar, a parceria no trabalho em grupo e a afetividade na relação com os pais, com os colegas, com a professora e com a comunidade em geral.

IProjeto Flauta Doce 2ntegração - Como, no projeto, são produzidas ações que integram a família à escola, os pais são convidados a participarem das aulas junto aos filhos. Desta forma, eles aprendem as músicas cantadas e algumas posições de notas na flauta, de modo que os pais possam ajudar os filhos a estudarem em casa. Frequentemente são realizadas apresentações artísticas onde o coral de alunos se apresenta com os pais.

Ensino, pesquisa e extensão - O "Flauta Doce: um encontro de saberes musicais" atua dentro do tripé Ensino-Pesquisa-Extensão, contempladas da seguinte forma: Ensino, por meio das aulas de flauta doce que são ministradas na escola; Pesquisa, por meio da parceria feita com o curso de Licenciatura Plena em Música da UEPA, onde tem-se feito arranjos para flauta doce e experimentações artísticas do coral de flauta com a Banda de Música da UEPA; e Extensão, pela abertura de aulas de música à comunidade em geral, alcançando crianças e adolescentes vinculadas ou não à Escola de Aplicação da UFPA.

A iniciativa possui ainda parcerias com o Grupo de Estudo em Música no Pará (GEMPA) e com o Laboratório de Etnomusicologia (LabEtno), ambos ligados à graduação em Música a Universidade Federal do Pará e ao Programa de Pós-graduação em Artes da UFPA (PPGArtes).

Projeto de Extensão "Flauta Doce: um encontro de saberes musicais"

Para participar, basta entrar em contato com a coordenadora Jucélia Estumano pelo telefone (91) 98277-9926 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Novas turmas serão abertas em março de 2020, mas ainda é possível participar da turma atual como ouvinte.
Data da próxima apresentação do projeto: 19 de novembro
Local: Teatro Margarida Schivasappa, no Centur (Av. Gentil Bittencourt, 650, em Belém)
Entrada: 2kg de alimentos não-perecíveis

Texto: Adams Mercês - Assessoria de Comunicação da UFPA