Graduação - Artes Visuais Imprimir

Para formar profissionais que atuem fundamentados na compreensão da importância do papel e da função das artes visuais na sociedade, o Curso de Graduação em Artes Visuais, nas modalidades licenciatura e bacharelado, busca aperfeiçoar a percepção, a reflexão e a inventividade, utilizando a produção e registro de poéticas visuais.

O Curso envolve conhecimentos e habilidades que permitem ao profissional atuar como professor, produtor cultural autônomo, artista plástico ou agente cultural entre outras funções afins, dentro de instituições educativas e culturais, seja ensinando, seja fazendo pesquisa em arte e/ou sobre arte, planejando e administrando bens culturais,  dentro de padrões éticos e de cidadania.

Contextualizando a produção estética, o aluno desta graduação aprenderá a afirmar a compreensão do fenômeno artístico em sua especificidade, relacionado, também, com outras esferas da cultura e da sociedade.

Licenciatura

Por meio da inclusão das artes visuais na educação a partir de teorias sólidas e de bases técnicas e artísticas, a Licenciatura Plena em Artes Visuais procura desenvolver a capacidade crítica dos alunos e orientar o desenvolvimento das práticas artísticas nas diversas modalidades das artes, seja para o ensino da construção da linguagem visual nos seus diversos processos artísticos, seja para a divulgação da importância da produção e preservação dos bens culturais materiais e imateriais. Os profissionais licenciados deverão compreender os aspectos pedagógicos, didáticos, metodológicos e tecnológicos do ensino e da aprendizagem em artes visuais, assim como sua importância na construção do ser humano criativo na educação formal e não formal.

Bacharelado

Criando uma conexão entre a evolução histórica e temporal da arte, o Bacharelado em Artes Visuais busca expandir a capacidade crítico-reflexiva dos estudantes, de forma a ampliar o entendimento das artes visuais e sua produção estética. Combinando teoria e prática no desenvolvimento de projetos artísticos, os alunos aprendem a refletir as ações de experimentar e tornar concreta determinada idéia, pensamento ou sentimento, sempre criando uma ligação lógica entre as teorias sobre a imagem, a história da arte e o ato criador, tornando o fazer contextualizado. Os bacharéis deverão ser capazes de reconhecer os processos que embasam a construção e a composição das artes visuais, seja no contexto histórico, seja no campo bi, tri dimensional e virtual, e todas as suas interrelações.

Veja a resolução que cria o curso, a resolução que aprova o projeto pedagógico do curso e o edital de convocação do vestibular : (download)

Artes Visuais (licenciatura e bacharelado): Res. CONSEPE Nº 3.615/2007 (aprova a criação do curso).

Res. CONSEPE Nº 3.604/2007 (aprova o ppc do curso).

Edital de convocação do curso.