E-mail
Incubadora de Projetos Sociais apoia entidades sem fins lucrativos, empreendedores sociais e comunidades Imprimir
Escrito por Administrator   
Seg, 02 de Abril de 2018 10:03

Apoiar entidades sem fins lucrativos, empreendedores sociais e comunidades organizadas que realizam projetos sociais. Essa é a missão da Incubadora de Projetos Sociais da Universidade Federal do Pará (UFPA). Projeto de extensão da Faculdade de Administração (FAAD), do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), a empresa abre inscrições anualmente para projetos sociais que visem a captação de recursos por meio de editais abertos por instituições públicas e privadas. O projeto é coordenado pelos professores Bruno Rafael Dias de Lucena e Fibia Guimarães.

A Incubadora atua, exatamente, na orientação e adequação desses projetos, para que estes se tornem capazes de captar os recursos e, assim, saiam do papel. “O atual estado da economia brasileiro requer, de forma inadiável, a utilização racional e efetiva dos recursos disponíveis para o financiamento das diversas demandas da sociedade. Existem vários fundos públicos e privados disponíveis para diferentes fins, mas que nem sempre são amplamente conhecidos.” É o que explica o coordenador da Incubadora de Projetos, professor Bruno Rafael Dias de Lucena.

IMG 20171218 WA0025

Ainda segundo o professor Bruno, é comum que os projetos cheguem com qualidade insatisfatória na etapa de captação de recursos, e por isso, muitas vezes são recusados, o que gera prejuízo tanto para os gestores das organizações sociais quanto para a empresa que forneceria o capital, seja pública ou privada. “Assim, a capacidade de elaborar projetos eficientes, ou seja, capazes de concorrer efetivamente à aquisição dos fundos a que pleiteia, é um dos critérios fundamentais à capacidade da entidade do terceiro setor em se manter viva ao longo do tempo”, frisa.

Procura - O professor Bruno conta que a procura pelos serviços da Incubadora tem sido grande. O atendimento é feito pelos próprios alunos da faculdade que participam do projeto. “A Incubadora seleciona entidades e empreendedores sociais com projetos ou ideias de projetos que desejam se capacitar para concorrer a fundos. Após isso, a equipe verifica o estado de maturidade do projeto e da entidade e orienta quanto aos editais que podem ser acessados e também quanto ao formato dos projetos. Então, o caso de serem aprovados, a equipe da incubadora apoia na gestão de custo e prazo do projeto e também na prestação de contas”, explica o coordenador do projeto.

A Incubadora ainda não teve um projeto orientado que tenha passado por todo o processo de avaliação, alguns ainda estão aguardando resultado. Entretanto, o professor Bruno destaca que a experiência de apoiar entidades que prestam serviços para a sociedade é gratificante. “Avaliamos que a comunidade já compreendeu a importância do projeto e já conta com ele para o desenvolvimento de suas iniciativas”, comemora.

Serviço:
Incubadora de Projetos Sociais da UFPA
Acessa a página do Facebook.

Texto: João Pedro Bittencourt - Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação

 

Copyright © 2016 Instituto de Ciências da Arte - UFPA

Avenida Presidente Vargas, S/N, Praça da República - Belém - Pará - Brasil, CEP 66017-060 - Tel: Secretaria: (91) 3241-5801, Fax: (91) 3241-8369. E-mail: ica@ufpa.br