Evento apresenta pesquisas sobre as memórias de grandes projetos na Amazônia

• Publicado: Terça, 19 Novembro 2019 08:19
  • Última Atualização: Terça, 19 Novembro 2019 08:19

O Seminário Memória de Grandes Projetos na Amazônia - Tucuruí 35 anos depois, que será realizado nesta terça-feira, 19 de novembro, no auditório do Laboratório de Filosofia (altos do IFCH), vai apresentar resultados de pesquisas desenvolvidas no âmbito do projeto de pesquisa interinstitucional que reúne as universidades federais do Pará (UFPA) do Rio de Janeiro (UFRJ), do Sul e Suldeste do Pará (UNIFESSPA) e a Universidade Estadual do Pará (UEPA).

Na UFPA, o projeto conta com a participação do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA), do Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGAA) do IFCH, e do Programa de Pós-Graduação em Cidades: Territórios e Identidades (PPGCITI). O Seminário se inicia às 9h e se estende até as 18h. O evento é aberto ao público interessado.

Memórias de Tucuruí - São 9 trabalhos, sendo uma tese de doutorado, seis dissertações de mestrado e dois trabalhos de iniciação científica, todos refletindo a memória construída sobre a barragem de Tucuruí. Assim, serão analisadas memórias das lutas dos atingidos pela barragem, de jusante e de montante, com ênfase no deslocamento ex situ de Jacundá e nos deslocamentos in situ de Cametá e Vila Arraia, bem como as disputas pela construção da memória nos documentos da empresa e dos atingidos.  Veja a programação completa do evento.

Além da discussão dos trabalhos apresentados, será lançado um site, contendo documentação, depoimentos e vídeos produzidos sobre a construção da hidrelétrica de Tucuruí e conflitos socioambientais decorrentes.

Texto e arte: Divulgação