Instituto de Ciências da Arte - UFPA
Edital retificado para inscrições abertas para prêmio proex de arte e cultura na faculdade de música Imprimir
Concursos - ICA - Concursos ICA
Qua, 18 de Abril de 2018 10:04

O Projeto “Difusão de novas obras para canto coral” da Faculdade de Música foi contemplado com o Prêmio Proex de Arte e Cultura 2017 e tem como objetivo fomentar a área de composição e canto coral com obras musicais inéditas.  Neste sentido, o Prêmio Proex lança o Edital “Concurso de composição de novas obras para Canto Coral” (EDITAL 003/2018 – ICA), incentivando a composição de obras originais para canto coral, tendo em mente o perfil do Coro Universitário da UFPA - CORUNÍ.

O Prêmio terá um grande impacto no Projeto “Difusão de novas obras para coral”, pois abrirá espaço para jovens compositores ainda não reconhecido com possibilidade de obras inéditas para coral, resultando num produto acadêmico de grande importância para a área de música e para esta Universidade, algo pouco comum nesta região.

Uma banca de quatro musicistas de elevada experiência em composição e/ou canto coral selecionará e classificará as 10 melhores composições, onde as três primeiras serão premiadas em dinheiro. Ao CORUNÍ ficará a responsabilidade e o desafio de cantar em diversos estilos musicais ampliando a diversidade musical que tanto caracteriza este Coro. O projeto irá integrar, também, os alunos do Curso de Licenciatura em Música que estiverem cursando o componente curricular Produção Cultural, bem como de outro Projeto de extensão chamado Ciclo das Quartas para a produção artística dos concertos.

Ao final do projeto, o CORUNÍ realizará três concertos, sendo uma dela, a primeira audição mundial dessas obras no mês de dezembro de 2018 e o lançamento do Caderno de Composições com essas obras para canto coral. Espera-se, ainda, que o Caderno de publicação seja acompanhado de um CD com a gravação das músicas interpretadas pelo CORUNÍ. O valor do prêmio não será suficiente para esta gravação, mas pretende-se buscar parcerias e/ou patrocínio para a execução do mesmo.

EDITAL RETIFICADO:

Fichas de Inscrição: https://drive.google.com/file/d/1ZvD2-_nubsPTvUN_ydJ75V9T47LvIx-X/view?usp=sharing

Texto de Cristina Mami Owtake – Docente da Faculdade de Música, regente do Coro Universitário da UFPA – CORUNÍ e coordenadora do Projeto “Difusão de novas obras para canto coral”.