Instituto de Ciências da Arte - UFPA
Progep oferta minicurso sobre segurança da informação Imprimir
Qui, 10 de Maio de 2018 09:12

Ofertado pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (Progep), por meio da Coordenadoria de Capacitação e Desenvolvimento (Capacit), o minicurso “Boas Práticas de Segurança da Informação na UFPA” está com inscrições abertas. O evento terá carga horária de 8 horas e ocorrerá no dia 24 de maio, de 8h às 12h e de 14h às 18h, no prédio do Capacit, Campus.

O minicurso tem como objetivo capacitar o servidor para aplicar as diretrizes e princípios da Política de Segurança da Informação e Comunicações, armazenadas ou transmitidas em meio digital, no âmbito da Universidade Federal do Pará (UFPA). O público-alvo são servidores técnico-administrativos e docentes, com ou sem função gerencial.

Ao concluir o minicurso, os participantes deverão ser capazes de indicar a proteção administrativa adotada na UFPA por meio de políticas e normas de segurança institucionais. Além de apontar aspectos comportamentais que colocam os usuários e a informação institucional em risco; saberão também adotar a postura adequada para a utilização dos recursos de tecnologia oferecidos à comunidade acadêmica e parceiros tais como: sistema SIG, rede de computadores, e-mail institucional, entre outros.

Palestrante - O facilitador do minicurso será o mestre em Ciência da Computação, Rômulo Pinto de Albuquerque. Servidor público da UFPA, no cargo de analista em tecnologia da informação, onde ocupa a Coordenação de Segurança da Informação, Rômulo Albuquerque também é membro colaborador do Grupo de Estudos em Redes de Computadores e Comunicação Multimídia (Gercom) da UFPA e atua como instrutor na Escola Superior de Redes da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

“Há uma espécie de manual de conduta ou boas práticas que pode e deve ser empregado por todos nós para minimizar ou anular certos perigos ao utilizar os meios digitais como computador, tablet ou celular. O curso é focado justamente em cima dessas boas práticas juntamente com informações para buscar minimizar as vulnerabilidades de segurança da informação no ambiente de trabalho da UFPA”, declarou Rômulo.

Inscrições - Os interessados em participar do minicurso devem realizar sua inscrição pelo SIGRH até o dia 11 de maio. Estão sendo disponibilizadas apenas 30 vagas, assim, caso o número de inscritos ultrapasse isso, para a seleção serão considerados os critérios estabelecidos no Plano de Ações de Capacitação-PAC, que pode ser consultado aqui.

Texto: Juliane Nascimento – Assessoria Progep

Arte: Divulgação / Progep