Instituto de Ciências da Arte - UFPA
Espetáculo de Dança: FILHOS DO BOTO Imprimir
Seg, 14 de Maio de 2018 10:10

A Escola de Teatro e Dança (ETDUFPA) do Instituto de ciências da Arte (ICA) da Universidade Federal do Pará (UFPA), em parceria com o Serviço Social da Indústria(SESI), apresentarão no dia 16 de maio/18, às 20 horas, no Teatro do SESI, dentro do projeto “Quarta SESI Arte” , o espetáculo de dança FILHOS DO BOTO, com os bailarinos do Corpo de Dança da Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará (CDE/ETDUFPA), dirigido pelo professor-doutor e coreógrafo Jaime Amaral.

O Corpo de Dança da Escola de Teatro e Dança (CDE), foi criado em junho de 2017, pelo professor-doutor Jaime Amaral, por meio de seus projetos de pesquisa e extensão da Universidade Federal do Pará - UFPA. O objetivo geral do grupo é discutir a geração e produção de artistas da dança que se envolvem com as temáticas da dança contemporânea em relação aos temas voltados para a Amazônia, em especial a Amazônia Paraense. Temas que envolvem lendas e mitos de nossa região, construindo assim, espetáculos baseados nas mitopoéticas amazônicas, assunto defendido pelo professor em sua tese de doutorado. O CDE foi agraciado no ano de 2017, com o Edital do VI Prêmio Proex, que deu ao grupo a possibilidade de apresentar seu espetáculo Filhos do Boto por 10 cidades do estado do Pará no ano de 2018.

O espetáculo FILHOS DO BOTO é uma poética em dança contemporânea com evocação mítica, uma captura intensificada pelo desejo presente de investir na memória do corpo e da cultura do povo ribeirinho, em especial a sua relação com os mitos da Amazônia Paraense. Tema que sempre me fascinou pelas descobertas que me arrastaram e ao mesmo tempo me ofereceram um mundo, novo mundo, com o qual utilizo os fragmentos de vivências que ganham corpo e se transformam em dança. Posso dizer que, são memórias quase etnográficas misturando passado e presente em um processo criativo contínuo na linguagem dança contemporânea, comentou o diretor do espetáculo Jaime Amaral.

O espetáculo baseado no mito do boto, já foi apresentado em grandes eventos como: Programa de Extensão Ciranda Junina da Escola de Teatro e Dança da UFPA – ETDUFPA em junho de 2017; Fórum da Câmara de Ensino do Conselho Nacional das Escolas Técnicas Vinculadas às Universidades Federais – CONDETUF, em setembro de 2017; no Teatro da Paz como convidados do grupo Auxiliadora Dance Company, em setembro de 2017; Aniversário do Programa de Formação Básica de Professores – PARFOR – n0 Centro de Convenções Benedito Nunes - CAMPUS da UFPA, em outubro de 2017; Mostra da Associação Artistas de Dança do Pará – ADAP, em outubro de 2017; Projeto de Extensão Auto do Círio da Escola de Teatro e Dança da UFPA – ETDUFPA, em outubro de 2017; no palco aberto da PROEX no CAMPUS da UFPA – Guamá, em novembro de 2017; na Caravana Cultural da PROEX/UFPA – Multicampiartes no Município de Soure, em dezembro de 2017; apresentação no povoado de Arapiranga no município de Curuçá no estado do Pará, em dezembro de 2017; na Caravana Cultural da PROEX/UFPA - Multicampiartes no município de Abaetetuba – Pará, em março de 2018; no Teatro do Sesi, em maio de 2018 em Belém do Pará fazendo parte do VI Prêmio Proex e parceria UFPA e Teatro do Sesi; e na Caravana Cultural da PROEX/UFPA – Multicampiartes no município de Capanema no estado do Pará, em maio de 2018.

Em 2018, o Teatro do SESI deu início ao projeto intitulado “Quarta SESI Arte”, uma das ações que compõem o Plano Permanente de Cultura do SESI/DR/PA. A proposta consiste em apresentações artístico-culturais, com programação composta por espetáculos de teatro, dança e música de artistas do estado do Pará. O projeto busca a valorização e o reconhecimento do fazer artístico-cultural de nosso estado, e é realizado 1 (uma) vez por mês, às quartas-feiras.

O Teatro do SESI, fundado em 1984, vem ao longo dos anos contribuindo com o fomento da arte e da cultura da cidade de Belém e do estado do Pará, ao acolher e oferecer em seu palco as produções dos artistas de nossa região (e do Brasil).

A arquitetura do Teatro oferece instalações acústicas e cenotécnicas modernizadas, possibilitando-o de receber todos os tipos de espetáculos artístico-culturais. Ou seja, em termos estruturais, a sala de espetáculos possui todos os equipamentos necessários para as atividades artísticas, tornando-se, portanto, um importante palco para a cultura com estrutura confortável e moderna.

Os ingressos serão distribuídos gratuitamente a partir do dia 14/05, de 9  às 18 horas, na bilheteria do Teatro do SESI. Serão 2 (dois) ingressos por pessoa, a qual deverá apresentar o CPF para a retirada.

Mais informações pelos fones : (91) 3366-0971 / 33660972.

O Teatro do SESI fica localizado na Avenida Almirante Barroso, 2540, no Bairro do Marco, em Belém/PA.

Divulgação: Ana Maria Castro- Assessora de Comunicação e Imprensa da ETDUFPA/ICA/UFPA