Instituto de Ciências da Arte - UFPA
E-mail
Projeto de Bem com a Vida lança uma nova ação, o Tai Chi Chuan no Campus Imprimir
Escrito por Administrator   
Qui, 17 de Maio de 2018 09:00

O Projeto de Bem com a Vida está lançando uma nova ação, o Tai Chi Chuan no Campus, destinada aos servidores ativos, aos aposentados e aos familiares. As inscrições vão até 21 de maio, podem ser efetuadas na Coordenadoria de Qualidade de Vida e Responsabilidade Social (CQVRS), localizada no 1º andar do prédio da Reitoria, sempre de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.  Se preferir, o servidor também poderá se inscrever preenchendo o formulário disponível aqui e enviar para o e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. . As atividades iniciam-se no dia 23 de maio, sempre às quartas-feiras, das 7h30 até as 8h30, no Setor de Recreação e Atividades Estudantis Vadião, no Campus Básico da UFPA.

Sensações e energia - O Tai Chi Chuan é uma arte marcial composta de exercícios baseados em técnicas de respiração e concentração. Por essa razão todos os movimentos devem ser realizados lentamente e em silêncio para que sejam observadas as sensações corporais e o movimento da energia. Estudos apontam o Tai Chi Chuan como uma das artes terapêuticas mais suaves e fáceis de serem aprendidas.

Os benefícios da sua prática são diversos, como controle de pressão sanguínea, irrigação das juntas, estímulo da circulação, fortalecimento dos músculos. As pessoas adquirem ainda maior percepção corporal, flexibilidade, além de melhora no estado de concentração e atenção.

As aulas serão ministradas pelo professor Arthur Pinheiro de Oliveira. De acordo com o professor Arthur, as rotinas do Tai Chi reproduzem movimentos de artes marciais de forma branda, concentrando a atenção na respiração, aliado a movimentos de alongamento, à flexibilidade e precisão, promovendo benefícios à saúde física e mental. “Por ser uma atividade que foca em movimentos suaves, possui grande aderência do público da melhor idade,” afirma Arthur.

De acordo com a diretora de Saúde e Qualidade de Vida, Bárbara Troeira, a Organização Mundial da Saúde (OMS) reconhece e estimula o uso de práticas de forma integrada às técnicas da Medicina para a cura e prevenção de doenças, o que inclui práticas corporais como o Tai-chi-chuan.

Ainda de acordo com a OMS, um dos melhores tipos de atividade física a ser praticado deve ser a moderada, evitando, assim, lesões e qualquer risco à saúde de seus praticantes. “Neste sentido, o Tai Chi Chuan é perfeitamente adequado, pois a sua metodologia envolve movimentos lentos, cadenciados e suaves, sendo uma atividade física e terapêutica recomendada para todas as idades, inclusive para os idosos,” declara Bárbara.

Serviço:
Prática de Tai Chi Chuan
Início: 23 de maio.
Aulas: Quartas-feiras, das 7h30 até as 8h30.
Formulário de Inscrição
Mais informações: (91)3201-7846 ou Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Texto e arte: Assessoria Progep

 

Copyright © 2016 Instituto de Ciências da Arte - UFPA

Avenida Presidente Vargas, S/N, Praça da República - Belém - Pará - Brasil, CEP 66017-060 - Tel: Secretaria: (91) 3241-5801, Fax: (91) 3241-8369. E-mail: ica@ufpa.br