Instituto de Ciências da Arte - UFPA
Mostra exibe trabalhos que serão apresentados na VI Feira Nacional de Matemática Imprimir
Sex, 18 de Maio de 2018 08:24

O Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Formação de Professores que Ensinam Matemática,  do Instituto de Ciências da Educação (ICED) da Universidade Federal do Pará (UFPA), realiza nesta sexta-feira, 18, a I Mostra de Trabalhos que serão apresentados na VI Feira Nacional de Matemática. O objetivo é apresentar para a comunidade acadêmica os trabalhos desenvolvidos aqui e que representar o estado no evento, que será realizado na cidade de Rio Branco, no Acre.

Os trabalhos da Mostra foram desenvolvidos por meio do projeto de extensão “Feira de Matemática – elo entre a universidade e a escola básica”. As atividades foram desenvolvidas na Escola Nossa Senhora do Rosário, localizada em Marituba, e abordam temas como aa formas geométricas presentes em nosso dia-a-dia, Teorema de Pitágoras e métodos para exercitar a lógica e desenvolver o raciocínio abstrato. Os trabalhos foram produzidos por alunos do ensino fundamental, orientados por professores da UFPA, e também por alunos do curso de Pedagogia.

De acordo com o professor José Maria Rodrigues, do ICED, é importante que a universidade integre o ensino superior com o ensino básico, promovendo essa interação, conhecendo as demandas do ensino básico e buscando alternativas para solucionar problemas. “É uma experiência gratificante e necessária, porque existe a questão da colaboração e da cooperação entre a escola básica e a universidade na construção de um projeto de formação de pessoas”, afirma.

O professor José Maria também destaca a importância da UFPA participar de eventos nacionais levando o conhecimento que é produzido aqui. “A UFPA tem um papel de destaque na região amazônica e também em nível nacional, e a participação do estado do Pará num evento nacional é importante para dar visibilidade a trabalhos que são realizados aqui na região Norte do Brasil.”

• Serviço:
    I Mostra de Trabalhos que serão apresentados na VI Feira Nacional de Matemática