Instituto de Ciências da Arte - UFPA
XXIX Edição do Prêmio Jovem Cientista recebe inscrições até 31 de julho Imprimir
Sex, 18 de Maio de 2018 08:28

A pesquisa cientifica possui um papel fundamental na compreensão potencial de desenvolvimento do Brasil. Inovações e tecnologias são apresentadas graças ao trabalho de décadas daqueles que fazem Ciência, buscando com elas solucionar problemas do país. Pensando nisso, o CNPq, a Fundação Roberto Marinho, a Fundação Grupo Boticário e o Banco do Brasil promovem a XXIX Edição do Prêmio Jovem Cientista (PJC). O evento tem como tema “Inovações para Conservação da Natureza e Transformação Social”.O PJC tem como objetivos revelar talentos, impulsionar a pesquisa no país e investir em estudantes e jovens pesquisadores que procuram inovar na solução dos desafios da sociedade brasileira. A divulgação dos resultados será feita em uma coletiva de imprensa, em outubro de 2018, na sede do CNPq, em Brasília, DF. Após o anúncio dos vencedores feito presidente da instituição, os nomes deles serão publicados no website e redes sociais do prêmio.

O Prêmio – Instituído em 1981 pela primeira instituição federal de fomento à ciência, tecnologia e inovação, o CNPq, o prêmio indica a cada ano um tema relevante para a sociedade em prol do desenvolvimento científico e tecnológico. A 29ª edição conta com diversas categorias: Mestre e Doutor; Estudante do Ensino Superior; Estudante do Ensino Médio; Mérito Institucional; e Mérito Científico.

Inscrições – Os interessados podem se inscrever e enviar trabalhos até 31 de julho, às 18h, terça-feira. Podem participar estudantes regularmente matriculados no Ensino Médio e na Educação Profissional, mestres e doutores. No website do evento, estão sendo disponibilizadas webaulas. Nelas, você pode conhecer mais sobre as diversas oportunidades de trabalho sobre o tema "Inovações para Conservação da Natureza e Transformação Social".

Temática – O fato é que mais de 60% do território nacional são compostos por florestas. No entanto, apesar da produção florestal ser um importante mercado para o Brasil, o desmatamento continua sendo um grave problema. Essa conjuntura faz com que os olhos de governantes, organizações e diversos grupos sociais devam estar voltados para essa adversidade.

E é justamente este o intuito do PJC. Despertar e incentivar o interesse pela inovação na conservação dos recursos naturais e na consolidação das transformações sociais necessárias para o avanço da sociedade. Tornando, assim, estudantes, jovens pesquisadores, mestres e doutores parte importante na construção do futuro do país e na resolução da problemática.

XXIX Edição do Prêmio Jovem Cientista (PJC)
Inscrições: Envio de trabalhos até 31 de julho, às 18h, terça-feira.
Resultados: No mês de outubro de 2018, na sede do CNPq.
Mais informações no website do evento.

Texto: Andre Gomes – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação