Instituto de Ciências da Arte - UFPA
O Clown Nosso de Cada Dia - Caberé Clown Imprimir
Sex, 18 de Maio de 2018 09:58

A Escola de Teatro e Dança (ETDUFPA) do Instituto de ciências da Arte (ICA) da Universidade Federal do Pará (UFPA), através do grupo de pesquisa O Clown Nosso de Cada Dia, realizará no dia 20 de maio/18, às 11 horas, no Teatro Universitário Claudio Barradas (TUCB), única apresentação, o espetáculo "O Cabaré Clown" , coordenado pelo professor-doutor Marton Maués.

Convidado para participar do V Festival de Circo de Taquaruçu, cidade do estado de Tocantins, que acontecerá de 28 de maio a 2 de junho, o grupo de pesquisa O Clown Nosso de Cada Dia, viajará com 25 palhaços no dia 27 do corrente, para realizar trocas, comunicações de pesquisas, apresentações e vivências na arte circense de da palhaçaria. Para angariar fundos para sua manutenção, o grupo realizará uma única apresentação de O Cabaré Clown, neste domingo, 20 de maio, às 11 horas, com ingressos ao preço único de R$ 10,00 (dez reais). Vendas antecipadas pelo zapfone 988277338.

Prática usual entre os palhaços, o cabaré reúne um conjunto de números, cenas de palhaçaria e habilidades circenses, dinâmicos e animados, com o objetivo de alegrar e divertir o público. Antes das apresentações das cenas, um grupo de palhaços estará recepcionando o público, com canções e brincadeiras. Será, sem dúvida, uma animada manhã de domingo para toda a família.

O grupo de pesquisa realiza há três anos, sempre no mês de dezembro, um Seminário de Palhaços, reunindo artistas e pesquisadores locais de outros estados, contando sempre com convidados especiais, artistas e pesquisadores renomados. Ano passado, o grupo realizou também, dentro do seminário, o I Encontro de Palhaças de Belém, movimento de palhaçaria feminina que vem crescendo bastante na cidade. As palhaças vêm se reunindo periodicamente em um coletivo chamado Preciosas Ridículas, já preparando o segundo encontro.

Para o coordenador do projeto, Marton Maués, “a participação no encontro é importante por possibilitar um grande espaço de trocas e estabelecimento de redes de pesquisadores-artistas do Brasil e outros países”. Importante também, “para podermos mostrar o trabalho que estamos desenvolvendo aqui na Amazônia, criando uma palhaçaria que mistura a linguagem do palhaço a elementos dos folguedos populares da região”.

O Teatro Universitário Cláudio Barradas - Rua Jerônimo Pimentel, 54 esquina com a Travessa D. Romualdo de Seixas, Bairro Umarizal - Belém/PA.

Divulgação:

Ana Maria Castro

Assessora de Comunicação e Imprensa da ETDUFPA/ICA/UFPA.