Instituto de Ciências da Arte - UFPA
E-mail
Pró-reitoria de Extensão entrega à comunidade do Marajó “Mapa de uso, conflitos e reivindicação” Imprimir
Escrito por Administrator   
Qui, 14 de Junho de 2018 08:23

Com o apoio da Pró-reitoria de Extensão (PROEX/UFPA), o Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia (PPGEDAM) e o Grupo de Pesquisa Sociedade-Ambiente nas Amazônias (GPSA-Amazônias) entregaram à comunidade Deus me Ajude o "Mapa de uso, conflitos e reivindicação" da comunidade, construído a partir da metodologia da cartografia participativa. O trabalho de pesquisa de campo ocorreu nos dias 25 e 26 de maio na comunidade Deus me Ajude situada em Salvaterra, na Ilha do Marajó-PA.

A equipe de trabalho foi composta pelos professores Otávio do Canto (NUMA/UFPA), Luis Cardoso (IFCH), Daniel Sombra, coordenador do Laboratório de Análise Ambiental e Representação Cartográfica (LARC), e os discentes Hemerson do Nascimento (Profima) e Raphaela Leão (PPGEDAM).

Cartografia participativa -  Para Raphaela Leão, que desenvolve seus estudos na área sob orientação do professor Otávio do Canto, a cartografia participativa é uma "metodologia de apreensão do território construída conjuntamente pelos comunitários e para os comunitários. Neste sentido, o mapa de usos, conflitos e reivindicação imprime às demandas coletivas da comunidade em apreço, e isso deve ser valorizado. Dar voz a estes sujeitos é extremamente importante", explica.

A estudante pontua que "os comunitários se sentiram representados pelo material produzido. E a cartografia participativa se mostrou um instrumento que valoriza a luta por reconhecimento dos direitos territoriais quilombolas e de empoderamento comunitário."

Experiência em campo – O PPGEDAM tem o diferencial de estabelecer uma relação próxima entre docentes e discentes, e a relação orientador-orientando não é diferente. Segundo Raphaela Leão, “estar em campo com seu respectivo orientador e compondo uma equipe maior de profissionais permite a troca de conhecimento e experiências, o que proporciona uma análise e reflexão mais densa do processo de investigação e atuação."

Texto: Beatriz Aviz – Assessoria NUMA
Fotos: Divulgação

 

Copyright © 2016 Instituto de Ciências da Arte - UFPA

Avenida Presidente Vargas, S/N, Praça da República - Belém - Pará - Brasil, CEP 66017-060 - Tel: Secretaria: (91) 3241-5801, Fax: (91) 3241-8369. E-mail: ica@ufpa.br