Instituto de Ciências da Arte - UFPA
E-mail
Empresa incubada na UFPA desenvolve game com dicas de economia e administração financeira para crianças Imprimir
Escrito por Administrator   
Qui, 05 de Julho de 2018 08:41

Problemas financeiros, como endividamento, vêm crescendo no Brasil. Isso ocorre devido à falta de preparo das pessoas em gerenciar sua renda, uma vez que educação financeira no país não é um conhecimento ensinado nas escolas.

A educação financeira é um passo fundamental para que se repense os hábitos de consumo, criando uma sociedade mais saudável financeiramente e realizadora de objetivos. Com isso, a “Poupadin” desenvolveu um aplicativo focado nesse tema no formato de jogo que ensina de forma fácil, didática e divertida para crianças as técnicas de gestão financeira. Contribuindo para que, na fase adulta, elas sejam capazes de administrar suas finanças pessoais.

Sobre a Empresa - A Poupadin é incubada no Programa de Incubação de Empresas (PIEBT) da Agência de Inovação Tecnológica da Universidade Federal do Pará (Universitec), desde Abril de 2018, e já está na lista da revista Pequenas Empresas e Grande Negócios, como uma  das 7 startups mais bem vistas do Norte do país que estão fazendo sucesso com soluções tecnológicas.

Formada por quatro economistas, a empresa surgiu de uma pesquisa prévia que foi realizada no Grupo de Educação Financeira da Amazônia, na Faculdade de Economia da UFPA, onde foi apontado o grave problema da falta de educação financeira entre alunos de 15 anos, que não possuem o conhecimento básico sobre isso.

Para Manoel Lopes, economista e fundador da empresa ‘’Além da necessidade de iniciativas que ofereçam o ensino do conhecimento financeiro para crianças, a aprendizagem por meio dos games é muito mais certa de obter resultados. Pesquisas apontam que atualmente adolescentes até 21 anos irão jogar cerca de 10 mil horas de videogame. Os jogos on-line fazem parte da rotina de jovens e adolescentes, e isso aplicado à educação financeira é muito mais eficaz.’’

A equipe conquistou o primeiro lugar do Desafio Inove+, junto com o prêmio da Fadesp, em 2014. Atualmente, a empresa comemora a seleção para a final do Inovativa Brasil 2018, sendo uma das três startups paraenses que foram selecionadas para o programa de aceleração.

Jogar e Economizar-  O jogo funciona no formato de game para tablets Android ou PCs, cujo objetivo é ensinar educação financeira de maneira divertida e didática para as crianças. Ele consiste em ensinar para elas técnicas básicas de finanças pessoais, tais como montar um orçamento e planejamento adequado para iniciar uma poupança para atingir determinado objetivo. As rodadas são divididas em tarefas, baseadas no cotidiano das crianças, no qual elas serão obrigadas a cumpri-las.

As tarefas são divididas em quatro elementos: educação (corresponde aos minijogos, que precisarão ser jogados para manter o equilíbrio da mesada); alimentação (o avatar perderá sua energia e necessitará ser alimentado); saúde (poderá ficar doente, devido à má alimentação); e conforto (terão várias opções para personalizar o quarto do avatar). O segredo do jogo é manter um equilíbrio financeiro, em que não se pode gastar muito e nem pouco.

Mudança Comportamental - A empresa realiza diversos testes do aplicativos em salas de aula, buscando uma atuação em casa e na escola, já que a educação financeira é produzida com o conhecimento e a mudança no comportamento das crianças. ‘’As chances de uma criança não gostar de educação financeira, se ela aprendeu de forma tradicional. são muitas. Por isso, o game seria a melhor opção, oferecendo um aprendizado individual, livre e personalizado”, argumenta Manoel, a respeito da escolha da plataforma adaptada à metodologia pedagógica de ensino.

A iniciativa da Poupadin é relevante, uma vez que, ao discutir o tema desde a infância, nas escolas e no ambiente familiar, os resultados são mais certos. O aplicativo já está disponível para ser baixado na plataforma do Google Play.

Texto: Talissa Fernandes 
Arte e fotos: Divulgação

 

Copyright © 2016 Instituto de Ciências da Arte - UFPA

Avenida Presidente Vargas, S/N, Praça da República - Belém - Pará - Brasil, CEP 66017-060 - Tel: Secretaria: (91) 3241-5801, Fax: (91) 3241-8369. E-mail: ica@ufpa.br