Seminários debatem panorama da formação de professores e das relações étnico-raciais

• Publicado: Sexta, 29 Novembro 2019 08:24
  • Última Atualização: Sexta, 29 Novembro 2019 08:24

De 4 a 6 de dezembro, serão realizados o IX Seminário Nacional e o XI Seminário Regional sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais. Os eventos são promovidos anualmente pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais (NEAB GERA/UFPA), e, nesta edição, têm como tema “Escola Básica e Relações Étnico-Raciais no contexto atual”. As inscrições devem ser realizadas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., com taxa de inscrição a partir de R$30,00.

Os seminários têm o objetivo de ampliar o debate sobre políticas públicas para a Educação e relações étnico-raciais, especialmente no que diz respeito à formação docente e, ainda, proporcionar uma discussão que contribua para problematizar o lugar que a questão étnico-racial ocupa nas políticas públicas educacionais no Brasil, atualmente.

Os eventos viabilizam a discussão entre os agentes ocupados com a temática, além de divulgar os resultados já atingidos pelos diversos pesquisadores de todas as regiões do Brasil e professores da Educação Básica, com o intuito de estabelecer o diálogo entre a universidade e a escola básica.

“O contexto atual apresenta desafios de toda ordem no que tange às políticas educacionais, sobretudo àquelas voltadas para a diversidade. Tal contexto nos interroga e desafia na implementação de ações e estratégias asseguradoras de direitos historicamente adquiridos e que contemplam a realidade da Educação Básica brasileira”, comenta a professora Nicelma Brito, que integra a equipe de organização do evento e é pesquisadora do NEAB GERA/UFPA.

O público-alvo são os professores da Educação Básica, tanto da rede pública de ensino, quanto particular. A comunidade acadêmica em geral, composta por graduandos, pós-graduandos e pesquisadores, também pode participar e apresentar suas contribuições para a ampliação do debate.

Programação - O evento se inicia no dia 4 de dezembro com a reunião dos NEABs Pará, seguida de conferência de abertura com a professora Solange Helena Ximenes Rocha, pró-reitora de ensino da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), além de apresentação do coral comunitário da Escola de Aplicação da UFPA. No dia 5, ocorrerão os Simpósios Temáticos e a mesa-redonda “Formação de professores, diversidade e relações de gênero”

Os Seminários se encerram no dia 6 de dezembro com painéis, onde projetos de pesquisa e extensão apresentarão ações desenvolvidas na UFPA. A programação desse dia conta com a palestra “Desafios para a Formação Inicial na Perspectiva da Diversidade Cultural”, seguida pela conferência de encerramento “A história ensinada na Educação Básica e os desafios do tempo presente”, que demarca a finalização dos trabalhos. O evento se encerra com lançamentos de livros e noite de autógrafos.

IX Seminário Nacional e XI Seminário Regional sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais

Data: de 4 a 6 de dezembro
Horário: no primeiro dia, das 14h às 18h30. Nos restantes, das 8h às 18h.
Local: auditório do Senac, em Belém (Av, Serzedelo Corrêa, 279).
Inscrições: R$30,00 para estudantes de graduação e profissionais da Educação Básica e R$60,00 para estudantes de pós-graduação, professores e pesquisadores da Educação Superior. Devem ser feitas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Mais informações pelo telefone 3201-8190.

Texto: Adams Mercês - Assessoria de Comunicação da UFPA