Campus Castanhal debate sobre os desafios da educação inclusiva no nordeste paraense

• Publicado: Segunda, 02 Dezembro 2019 08:18
  • Última Atualização: Segunda, 02 Dezembro 2019 08:18

Com o intuito de propor diálogos que possam fomentar práticas para as melhorias na educação inclusiva, a Universidade Federal do Pará - Campus Castanhal irá realizar o I Encontro Inclusivo no Nordeste Paraense (I EINEP), no dia 6 de dezembro. Em sua primeira edição, o evento traz em sua programação palestras e uma roda de conversa com diversos atores atuantes no nordeste do estado do Pará. Abertas a todos, as inscrições para o evento vão até o dia 5 de dezembro e podem ser feitas aqui.

Em sua primeira edição, o I EINEP tem como objetivo a criação de uma rede de pesquisadores, educadores, profissionais, entidades e associações que atuem na educação inclusiva no nordeste paraense com o propósito de dialogar sobre as experiências e refletir sobre os desafios da educação inclusiva, no ensino básico, técnico e superior e, com isso, proporcionar possíveis parcerias entre as instituições e as entidades da região.

De acordo com a professora Yomara Pinheiro, promover este espaço para debater a educação inclusiva na região gera o envolvimento de instituições de ensino, permitindo, assim, o conhecimento da realidade e as ações que vêm sendo desenvolvidas nas esferas federal, estadual e municipal.

“Atualmente estamos em um momento em que as políticas públicas de inclusão vêm sendo discutidas pela sociedade. No entanto, as ações ainda continuam, em sua grande parte, realizadas de forma isolada. Desta forma, proporcionar um momento como este para expor as problemáticas e ações para a efetivação do acesso e da permanência de pessoas com deficiência e condutas típicas é de suma importância, em especial no município de Castanhal”, afirma.

Inscrições - Abertas a comunidade geral interessada na temática, as inscrições estão abertas até o dia 05 de dezembro e podem ser feitas pelo site do evento. O valores são variados, sendo: R$5,00 reais para estudantes de graduação, R$10 reais para estudantes de pós-graduação, R$20 reais para professores e R$20 reais para profissionais da área.

Serviços:

Campus Castanhal realiza o I Encontro Inclusivo no Nordeste Paraense (I EINEP)

Data: 6 de dezembro de 2019.

Local: UFPA Campus Castanhal

Inscrições: Até o dia 05 de dezembro aqui.

Para mais informações, acesse o site do evento.

Texto: Gilberto Moura - Assessoria de Comunicação da UFPA.