E-mail
Representantes do Fórum de Instituições de Educação Superior e Pesquisa do Pará retomam as atividades Imprimir
Escrito por Administrator   
Sex, 14 de Setembro de 2018 08:33

Os representantes do Fórum de Instituições de Educação Superior e Pesquisa do Pará (Fiespa) retomaram as atividades com a apresentação dos Grupos de Trabalho da Extensão e do Ensino de Graduação. Entre as principais discussões levantadas durante a reunião, destaca-se a utilização de 10% da carga horária dos cursos superiores para atividades de extensão, conforme estabelece o Plano Nacional de Educação (PNE). O encontro ocorreu na última segunda-feira de agosto, dia 27, no Campus da Universidade da Amazônia (Unama), na Alcindo Cacela, em Belém.

A reunião foi conduzida pelo reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA), Emmanuel Tourinho, que reassumiu a presidência do Fórum, substituindo o vice-reitor do Centro Universitário do Pará (Cesupa), professor Sérgio Mendes. Também participaram do encontro o reitor da UEPA, Rubens Cardoso; o reitor em exercício do IFPA, André Moacir; a vice-reitora da Unama, Betânia Fidalgo; o pró-reitor de Extensão da UFRA, Eduardo Lima; a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unama, Ana Maria Vasconcelos; o pró-reitor de Ensino da Unama, Jeferson Bacelar; o coordenador dos cursos de Relações Internacionais e Comunicação Social da Unama, Wilian Rocha; e as professoras da Unama, Rose Tavares e Mariana Lira.

Os trabalhos iniciaram com os relatos dos pró-reitores responsáveis pelos GT’s e o que foi definido em cada um dos Grupos. O GT de Ensino de Graduação deliberou sobre a realização de um seminário, a ser realizado na primeira quinzena de novembro deste ano. O tema central sugerido foi sobre a qualidade na educação superior nas Instituições de Ensino do Estado do Pará, com os seguintes eixos de discussão: Perfil dos egressos de graduação; Iniciação científica na graduação; Metodologia de ensino e as Inovações tecnológicas; Formação continuada de docentes; e Interação entre extensão e ensino dos cursos de graduação.

Já o GT de Extensão definiu quatro temas para as discussões do Grupo até o final deste ano: Curricularização da extensão e seus desdobramentos, já com o relato de experiências de algumas instituições; Definição de indicadores para mensurar a extensão universitária, com o objetivo de ter parâmetros de comparação; Inserção social da extensão na pós-graduação e Internacionalização da extensão.

Durante a reunião, a principal preocupação manifestada pelos integrantes do Fórum foi como tratar da extensão na estrutura curricular dos cursos de graduação. “Estamos buscando intensificar a participação discente na extensão nas Instituições, por meio do atendimento de demandas de maior importância para vários segmentos da sociedade”, disse o reitor Emmanuel Tourinho.

De acordo com a vice-reitora da Unama, Betânia Fidalgo, essa é uma discussão que também será apresentada pelos representantes do Fórum na audiência pública do Conselho Nacional de Educação, marcada para o dia 17 de setembro, em Brasília. “A principal preocupação é a retomada do fomento à extensão, além da questão dos 10% do total de créditos curriculares que preconiza o Plano Nacional de Educação para que o currículo dos cursos de graduação tenha o caráter extensionista”.

A próxima reunião dos integrantes do Fiespa ocorrerá em 22 de outubro, no Museu Paraense Emilio Goeldi.

Texto: Ericka Pinto – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre Moraes

 

Copyright © 2016 Instituto de Ciências da Arte - UFPA

Avenida Presidente Vargas, S/N, Praça da República - Belém - Pará - Brasil, CEP 66017-060 - Tel: Secretaria: (91) 3241-5801, Fax: (91) 3241-8369. E-mail: ica@ufpa.br