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Proeg anuncia implantação oficial das atividades do PGRAD nas unidades e subunidades acadêmicas da UFPA Imprimir
Escrito por Administrator   
Sex, 14 de Setembro de 2018 08:38

A Universidade Federal do Pará, por meio da Pró-reitoria de Ensino de Graduação (UFPA/Proeg), anunciou no dia 10 de setembro, a implantação oficial das atividades do subprograma Gest-Quali (Gestão de Qualidade), subordinado ao Programa de Qualificação do Ensino de Graduação (PGRAD) nas unidades e subunidades acadêmicas da Instituição. O objetivo é melhorar a gestão administrativa dos Institutos e Faculdades pela atuação de servidores com perfil profissional de administradores, capacitados para coordenarem os processos administrativos.

O PGRAD foi apresentado aos diretores das Unidades e Subunidades Acadêmicas em reunião realizada na Sala da Secretaria dos Conselhos Superiores, no prédio da Reitoria. A elaboração do Programa ficou ao cargo das Pró-reitorias de Ensino de Graduação (Proeg), de Planejamento (Proplan) e de Gestão e Desenvolvimento de Pessoal (Progep).

O reitor Emmanuel Tourinho parabenizou as equipes responsáveis pela elaboração do Programa e ressaltou a importância da motivação dos participantes para o sucesso do mesmo. “A adesão às propostas que vamos começar a executar na gestão da graduação tem valor central para o sucesso da iniciativa. Tenho a convicção de que, com a motivação de todos os envolvidos, as ações terão impacto muito positivo na oferta de ensino de graduação na UFPA”, disse o reitor.

Inicialmente, o Programa será executado em formato piloto, implantado em sete unidades acadêmicas, escolhidas aleatoriamente. O profissional que atuará na unidade exercerá a função de diretor administrativo. “Isso permitirá que o diretor Subunidade tenha um auxílio imprescindível no que se refere às atividades administrativas de uma faculdade, por exemplo. Ele terá mais tempo livre, dentro das suas atribuições, para se dedicar principalmente às questões pedagógicas ou puramente acadêmicas daquela unidade”, explica o pró-reitor de Ensino, Edmar Costa.

Outra vantagem do Programa, apontou o pró-reitor, é que ao contrário do diretor eleito, o servidor que exercerá a direção administrativa não terá mandato, ou seja, “as atividades administrativas não sofrem descontinuidade, elas continuam sendo desenvolvidas pelo administrador que vai desempenhar as funções desse programa na subunidade acadêmica”.

Nesta primeira fase do Programa, sete servidores da UFPA, com formação em Administração, irão atuar nas unidades e subunidades acadêmicas selecionadas. Neste ano, eles participaram de diversos cursos de qualificação na área de gestão de processos e de planejamento estratégico, bem como de uso de ferramentas importantes para gestão administrativa e acadêmica e de sistemas da Universidade, como Sigaa, Sisplad, entre outros.

Diego Cardoso é um dos servidores que participam do Programa e irá atuar no Instituto de Ciências Biológicas, atendendo às faculdades de Ciências Biológicas, Biotecnologia e Biomedicina. Formado em Administração pela UFPA, é especialista na área de Gestão Financeira, com experiência profissional em gestão de recursos.

Para o administrador, o Gest-Quali é de extrema importância para a modernização da gestão administrativa e acadêmica, além de promover a inclusão do profissional com formação em Administração e a valorização do servidor técnico-administrativo. “Nós percebemos o comprometimento das unidades estratégicas da UFPA com esse projeto, que visa justamente a melhoria do ensino de graduação. Esperamos, em médio prazo, ver resultados nessa direção”, declarou.

Texto: Ericka Pinto – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre Moraes

 

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