Jornada de Etnomusicologia reúne pesquisas sobre culturas musicais da Região Norte

• Publicado: Terça, 03 Dezembro 2019 08:24
  • Última Atualização: Terça, 03 Dezembro 2019 10:12

Nos dias 4, 5 e 6 de dezembro, a  Universidade Federal do Pará (UFPA) irá realizar a VI Jornada de Etnomusicologia com o tema “Etnomusicologias: Perspectiva e Pluralidade”. O evento, que visa socializar pesquisas sobre culturas musicais da Região Norte, oferta uma programação variada que inclui mesas-redondas, rodas de conversas, e apresentações de trabalhos de alunos, pesquisadores e docentes. As inscrições para o evento estão abertas e podem ser feitas aqui.

A VI edição da Jornada de Etnomusicologia tem como objetivo promover um espaço de debate sobre as especificidades da pesquisa em Música na Região Norte, em relação a produção nacional e internacional. Dessa forma, o evento busca incentivar o diálogo entre pesquisadores da Etnomusicologia e áreas afins, bem como estimular a participação dos estudantes de graduação e pós-graduação em pesquisas sobre a temática e instigar o intercâmbio entre instituições que pesquisam música.

A Jornada demarca ainda um diferencial para a região, em razão de ser um evento prioritariamente destinado à socialização de pesquisas desenvolvidas nos âmbitos da graduação e pós-graduação.

“É de grande importância colocar em debate o estado da pesquisa em música, em especial na subárea etnomusicologia, tendo em vista seus desdobramentos para sociedade, seus antecedentes históricos e as perspectivas de fazer ciência na Amazônica, notadamente no campo das artes”, afirma a professora Lilian Barros.

Laboratório de Etnomusicologia - Criado em 2014, o projeto está vinculado à Escola de Música (EMUFPA) – Cursos Básico, Técnico, Tecnológico e Licenciatura em Música – e ao Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGARTES) da UFPA. Congrega o Grupo de Pesquisa Música e Identidade na Amazônia (GPMIA) e o Grupo de Estudos sobre Música no Pará (GEMPA), ambos da UFPA, que têm como principal objetivo fomentar e produzir conhecimento sobre as diversas práticas musicais existentes na Região Amazônica. Posteriormente, passou a congregar, também, o Grupo de Estudos Musicais da Amazônia (GEMAM), da UEPA.

VI Jornada de Etnomusicologia da Universidade Federal do Pará (UFPA)

Data: 4, 5 e 6 de Dezembro de 2019

Local: UFPA

Inscrições aqui.

Para mais informações, acesse o site do evento ou na página do Labetno.

Texto: Gilberto Moura – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação