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Alunos da UFPA são premiados em evento nacional de Ensino de Biologia

  • Publicado: Quarta, 04 Dezembro 2019 08:40
  • Última Atualização: Quarta, 04 Dezembro 2019 08:40
  • Acessos: 443

Os mestrandos Petronila Wanzeler, Fabiano Reis da Silva e Kleber Sales Pereire da Universidade Federal do Pará, foram premiados do III Encontro Nacional do Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional – PROFBIO. O evento, que foi realizado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em novembro, visa promover discussões e reflexões entre a Comissão Nacional e as diferentes Instituições de Ensino Superior (IES), no sentindo de avaliar e aprimorar o programa de pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia no país (PROFBIO).

As IES que compõem o PROFBIO buscam desenvolver tecnologias para melhorar a Educação, e o Encontro se torna uma oportunidade para os estudantes mostrarem o que tem sido realizado para contribuir com o ensino, a pesquisa e a extensão, por meio do programa, envolvendo o ensino de Biologia.

Os alunos da UFPA receberam os prêmios de melhor apresentação em pôster, para Petronila Rodrigues, que teve orientação de Jussara Lemos e desenvolveu uma metodologia ativa para ensino híbrido de evolução dos seres vivos; melhor trabalho, para Fabiano Reis, que foi orientado pelo professor Jackson Pinheiro e criou um aplicativo 3D para ensino de artrópodes, e menção honrosa pela qualidade do produto, para kleber Pereira que foi orientado pela professora Roberta Cerqueira e apresentou um catálogo botânico.

“Os resultados obtidos são importantes porque indicam que a coordenação local junto com os professores formadores e os mestrandos desenvolvem uma ação formativa de qualidade que favorece a criação de produtos educacionais que alcançam destaque no meio acadêmico nacional, e contribuem para que a comunidade em geral seja atendida por professores comprometidos em ensinar Biologia com uma proposta educacional de superação das tradicionais práticas de ensino presentes nas escolas”, afirma o professor Jackson Pinheiro, coordenador do PROFBIO na UFPA e orientador de Fabiano Reis.

Foto PETRONILAProdutos premiados – Petronila Wanzeler, que sai de Marabá toda quinta para estar em Belém às sextas-feiras para as aulas, dissertou sobre o desenvolvimento de um guia metodológico sobre o uso do ensino híbrido de evolução dos seres vivos, que será disponibilizado gratuitamente em um repositório nacional do PROFBIO, e criou um aplicativo para aparelho de telefone móvel que poderá ser utilizado por professores e estudantes sobre a temática. O objetivo é confeccionar e disponibilizar material pedagógico inexistente aos colegas professores, para contribuir com o ensino deste tema fundamental para compreensão da evolução biológica.

Segundo a discente, a ideia foi fazer algo interessante para os estudantes a partir de um tema desafiador e complexo, que necessita de maior atenção no cotidiano escolar. Os estudantes escolheram a temática por meio de um questionário que analisou qual o assunto de maior carência e curiosidade para uma turma de estudantes do ensino médio. “A temática ‘Evolução biológica’ não somente é complexa para os estudantes, como também um desafio para mim. Pensamos em usar a tecnologia dos aplicativos a favor da aprendizagem em sala de aula e fora dela. Assim, a minha dissertação de mestrado contempla as expectativas dos alunos e auxilia os professores no ensino deste tema”, garante Petronila Wanzeler.

Já Fabiano Reis criou o AR3D Arthropoda, um aplicativo de Realidade Aumentada (RA) gratuito.  O produto integra seu TCM (Trabalho de Conclusão do Mestrado), o qual é um dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Biologia - PROFBIO/UFPA. O objetivo do app é servir como um recurso pedagógico para professores de Biologia da Educação Básica, uma vez que favorece novas possibilidades para as atividades de ensino-aprendizagem de Biologia, especificamente para o conteúdo de artrópodes.

“Após conversar com o meu orientador, concluímos que valeria a pena investir na criação de um app sobre artrópodes, devido à variedade de animais desse filo na natureza e na dificuldade que os professores têm em abordar esse assunto de forma interativa na escola” explica Fabiano Reis.

O app foi estruturado para dispositivos móveis com sistema operacional android e traz uma nova forma de observar os artrópodes no ambiente escolar, pois combina elementos virtuais em 3D de animais com o ambiente real, possibilitando uma interatividade do usuário com as imagens projetadas na tela do dispositivo.

Foto KLEBER

Por sua vez, Kleber Pereira Kleber Pereira, que é egresso da primeira turma do Profbio/UFPA, desenvolveu um roteiro para construção participativa de catálogos organográficos (morfologia externa das plantas) com inserção de imagens utilizando smartphones. O produto contribui para a melhoria do ensino e aprendizagem de botânica no Ensino Médio, possibilita a aproximação dos discentes com as plantas e busca superar a cegueira botânica, utilizando uma abordagem investigativa que valoriza o protagonismo do aluno na construção de conhecimentos.

A ideia de desenvolver o roteiro para confecção de catálogos organográficos surgiu devido aos relatos dos alunos que apresentavam carência de práticas motivadoras e envolventes.

“Entre os elementos motivadores estão a motivação do programa de mestrado PROFBIO/UFPA com um viés investigativo/protagonista, a possibilidade de oportunizar uma Educação Básica com a experimentação de atividades bem-sucedidas alicerçadas na vivência dos alunos, e ainda, a utilização de smartphones como ferramenta pedagógica e o uso dos laboratórios do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) — campus de Buriticupu”, expõe kleber Pereira.

PROFBIO – É um programa de pós-graduação que possibilita a qualificação profissional de professores das redes públicas de ensino em efetivo exercício da docência de Biologia. A iniciativa pauta-se na lógica da construção e consolidação dos conhecimentos biológicos por meio da utilização de metodologias de ensino atuais e de utilização de tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs).

O conhecimento construído é pensado para transposição didática imediata para a sala de aula, de maneira que o mestrando possa trabalhar simultaneamente com seus alunos do ensino médio os conceitos-chave explorados em cada tópico de biologia.

A rede nacional do ProfBio congrega 18 instituições de Ensino Superior públicas, federais e estaduais, em 20 campi distintos, distribuídos por todo território nacional, contemplando 14 estados da federação, além do Distrito Federal. As instituições integrantes do ProfBio, ou instituições associadas, participam do Sistema Nacional de Pós-Graduação e do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Texto: Maiza Santos – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Arquivo pessoal

 
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