Marabá recebe Seminário de Economia Política da Amazônia pela primeira vez

• Publicado: Quarta, 04 Dezembro 2019 08:41
  • Última Atualização: Quarta, 04 Dezembro 2019 08:41

Em sua oitava edição, o Seminário de Economia Política da Amazônia (EPA) irá discutir o desenvolvimento, a diversidade e dinâmica territorial na Amazônia Oriental Brasileira entre os dias 4 e 6 de dezembro de 2019, na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), em Marabá. As inscrições são gratuitas e haverá emissão de certificados após o evento.

O VIII EPA é realizado pelo Grupo de Pesquisa “Dinâmica Agrária e Desenvolvimento Sustentável na Amazônia” (Dadesa), coordenado pelo professor Francisco de Assis Costa, do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA), em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE) da UFPA e com o Programa de Pós-graduação em Planejamento e Desenvolvimento Regional e Urbano na Amazônia (PPGPAM) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa).

Seguindo sua tradição no debate em Economia Política da região, o seminário realiza sua maior edição com uma programação que inclui 12 mesas-redondas com a participação de pesquisadores de nove instituições do Brasil e exterior.

Em uma perspectiva interdisciplinar, o evento coloca em pauta temas que relacionam a sustentabilidade e a diversidade social e produtiva nos territórios amazônicos: das experiências concretas de territórios comuns na Amazônia às pressões e transformações na agricultura familiar no planalto santareno, das dinâmicas de produção de commodities aos efeitos econômicos da minerodependência em municípios mineradores.

O evento conta com o apoio da CAPES, FAPESPA e de grupos de pesquisa localizados em diversas universidades e instituições como UFPA, UNIFESSSPA, UFT, INPE, UFMG, PUC/RS e UNB. Voltado para alunos de graduação, pós-graduação, professores e todos os interessados nos debates promovidos

Dinâmicas territoriais - O seminário põe em tela os conflitos de atores sociais e seus projetos de desenvolvimento no sudeste paraense, as multidimensões da pobreza na Amazônia Oriental e questões relacionadas com a dinâmica econômica e planejamento urbano para pensar alternativas de desenvolvimento para a Amazônia, destacando o Urbano Natural como perspectiva elementar. Em consonância com acontecimentos recentes na região, a programação também propõe discutir as relações entre o mercado de terras e o desmatamento na Amazônia Oriental Brasileira.

Além das mesas de debate, o encontro prevê uma homenagem a Chico de Oliveira, sociólogo brasileiro falecido este ano, além do lançamento da mais recente obra do professor Francisco de Assis Costa, A Brief Economic History of the Amazon em Marabá, uma pesquisa sobre a história econômica e social da região, que debate além das experiências históricas, perspectivas atuais e futuras da Amazônia.

Seminário de Economia Política da Amazônia- Desenvolvimento, diversidade e dinâmica territorial na Amazônia Oriental Brasileira.

Data: de 4 a 6 de dezembro de 2019

Local: campus I e III da Unifesspa