Hospital Barros Barreto realiza mutirão de prevenção ao câncer de pele

• Publicado: Quinta, 05 Dezembro 2019 08:58
  • Última Atualização: Quinta, 05 Dezembro 2019 08:58

Neste sábado, 7, o Serviço de Dermatologia da Universidade Federal do Pará (UFPA) participará de uma campanha nacional da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) alusiva ao Dezembro Laranja, mês de prevenção do câncer de pele. Das 9h às 15h, pessoas, a partir dos 18 anos, com lesões e outros sinais suspeitos na pele podem se dirigir ao Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB) para receber atendimento dermatológico. A SBD alerta que um em cada quatro casos de câncer no Brasil é de pele.

"O principal objetivo da campanha é alertar sobre os sinais sugestivos do câncer, para que haja diagnóstico e tratamento precoces e maior chance de cura desses pacientes", afirma a dermatologista Déborah Unger, coordenadora da ação. Atualmente, cerca de 180 mil casos novos de câncer de pele são diagnosticados por ano no Brasil.

Podem participar da ação todos os pacientes que apresentem sinais suspeitos na pele, "que podem ser uma ferida que não cicatriza, uma pinta com uma coloração diferente, uma lesão que sangra ou até um sinal que vem crescendo ao longo do tempo", afirma a médica. O autoexame, segundo ela, é importante para detectar precocemente essas lesões, pois aumenta as chances de cura e evita danos maiores.

Para participar, os interessados devem comparecer ao Hospital Barros Barreto munidos de carteira de identidade e dirigir-se ao Serviço de Dermatologia. Serão realizadas consultas, pequenas cirurgias e biópsias. Os pacientes que necessitarem de atendimento posterior serão encaminhados para atendimento no ambulatório de Dermatologia, em data agendada.

Prevenção – De acordo com uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), apenas 23% dos brasileiros usam o protetor da maneira recomendada pelos médicos. Calcula-se que seis milhões não usam nada na exposição ao sol, por isso a médica alerta sobre a importância da prevenção. "Existem vários tipos de câncer de pele, e, em todos eles, a exposição excessiva ao sol sem proteção é o principal fator de risco, por isso a prevenção mais importante é o protetor solar", afirma a dermatologista.

Campanha – O Serviço de Dermatologia da UFPA, que hoje funciona no prédio do Barros Barreto, participa das campanhas da SBD há, pelo menos, 15 anos. O objetivo do Dezembro Laranja é conscientizar a população para a importância de prevenir o câncer de pele. Este ano, o foco está em observar os sinais, realizando o autoexame. Além do Barros Barreto, a campanha também acontece no prédio da Universidade do Estado do Pará (UEPA) da Travessa Perebebuí, 2624, no Marco. Além das duas instituições paraenses, outras instituições em todo o Brasil também participarão da Campanha Dezembro Laranja.

Campanha de Prevenção ao Câncer de Pele.

Data: 7 de dezembro, sábado

Local: Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB).

Podem participar adultos a partir dos 18 anos, munidos de carteira de identidade, que apresentem sinais suspeitos na pele.

Texto: Paola Caracciolo – Ascom do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh
Arte: Reprodução Campanha SBD