Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Professor de Antropologia da UFPA lança livros sobre cultura e sociedade amazônicas

  • Publicado: Quinta, 05 Dezembro 2019 09:01
  • Última Atualização: Quinta, 05 Dezembro 2019 09:01
  • Acessos: 1208

Como uma forma de visualizar os diferentes aspectos da cultura e vivência amazônicas como verdadeiros atos de resistência cultural diante da globalização, o professor Dedival Brandão lançará os livros Repensando o Folclore: memória, tradição, identidade cultural, cidade e educação e Cotidianos e Saberes na Amazônia: processos educativos e culturais.

As obras serão lançadas às 17h do dia 5 de dezembro, durante a realização do II Colóquio Cidades e Identidades: memória, história, representações e silenciamentos, que ocorre de 3 a 5 de dezembro, no Campus Abaetetuba da UFPA. Após o lançamento, os livros ficarão disponíveis para compra no Campus Abaetetuba.

Repensando o Folclore – O primeiro livro trata do folclore e atividades culturais, especificamente das regiões dos municípios de Abaetetuba, Cametá e Soure. “As experiências participativas analisadas e encontradas nos municípios indicam a necessidade de uma nova gestão cultural para a cidade, a partir da construção de uma ‘política cultural de proximidade’ e não do silenciamento ou apagamento da memória social das comunidades locais ou imaginadas”, conta o autor.

“A atividade folclórica como uma situação de cultura descrita no estudo, seja em termos conceituais, seja em sua prática política cotidiana, corre o risco de ser classificada como coisa pitoresca e bizarra, e pode ser elevada à condição de discurso filosófico e, como tal, manifestar-se como instância política de transformação social”, explica.

Cotidianos e Saberes na Amazônia – A segunda obra é uma coletânea de artigos produzidos pelos pesquisadores da Faculdade de Educação e Ciências Sociais (FAECS), do Campus de Abaetetuba, da qual o professor faz parte. A coletânea, que também é organizada pela professora Eliana Pojo, busca dar visibilidade a diferentes processos culturais e educativos presentes na sociedade contemporânea.

A publicação possui 11 artigos, divididos entre as seções “processos educativos” e “processos culturais”. Segundo o professor José Guilherme dos Santos, autor do prefácio, a obra coloca em destaque pesquisadores que denunciam a falta de protagonismo da Região Amazônica para falar de si mesma.

“São pesquisas de anos de investigação, trocas de experiências e análises, sendo esta uma forma de síntese de trabalhos e relações institucionais, acadêmicas e pessoais. Cientificamente, a coletânea enfatiza no seu todo, por meio de pesquisas em diferentes contextos sociais e culturais, um pouco mais da sociodiversidade territorial da Amazônia paraense”, declara o professor Dedival Brandão.

II Colóquio Cidades e Identidades – O evento, organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Cidades, Territórios e Identidades (PPGCITI), tem como objetivo debater os problemas, as teorias e os métodos de pesquisa interdisciplinar nos campos da linguagem, educação, história e memória. O colóquio acontece entre os dias 3 e 5 de dezembro, em conjunto com o IV Workshop de Integração Internacional, no Campus de Abaetetuba.

Texto: Rafael Miyake – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Divulgação

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página