UFPA inicia inscrições para o Programa de estágio “Ciência e Artes - Povos da Amazônia”

Publicado: Sexta, 06 Dezembro 2019 08:39 | Última Atualização: Sexta, 06 Dezembro 2019 08:39 | Acessos: 2406

Já estão abertas as inscrições para o novo Programa de estágio “Ciência e Artes - Povos da Amazônia” (Capam). A iniciativa é uma parceria da Universidade Federal do Pará, com o Banco Santander e com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O lançamento do Edital ocorreu na última terça-feira, 3 de dezembro, na sala de reuniões dos Colegiados Deliberativos Superiores (Sege), com grande participação da comunidade da UFPA, com destaque para lideranças e discentes indígenas, quilombolas, ribeirinhos e extrativistas.

O programa disponibiliza apoio financeiro e acadêmico a discentes indígenas, quilombolas, ribeirinhos e extrativistas, a fim de realizarem estágio de seis semanas junto a grupos de pesquisa da Unicamp, em Campinas. Durante a cerimônia de lançamento do edital de seleção, o reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho, agradeceu aos parceiros do programa e reiterou a importância de proporcionar essas oportunidades aos discentes da Universidade.

03.12.2019 Lançamento Edital CAPA Foto Alexandre de Moraes 89“A UFPA é uma universidade reconhecida por suas iniciativas em políticas de inclusão. Desta vez, estamos iniciando um programa que se tornou possível graças à parceria com o Banco Santander e com a Unicamp. Somos muito gratos às duas instituições e aos docentes dessa universidade que acolherão os nossos alunos por essa oportunidade de trabalho conjunto. Tenho a certeza de que nossos alunos aprenderão muito com essa experiência na Unicamp, assim como os grupos da Unicamp aprenderão com os nossos alunos”, ressaltou o reitor.

O lançamento do Edital também contou com as presenças do vice-reitor da UFPA, Gilmar Pereira da Silva; da pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Maria Iracilda Sampaio; da coordenadora da Assessoria da Diversidade e Inclusão Social da UFPA (ADIS), Zélia Amador de Deus; e do superintendente Regional do Pará e Amapá do banco Santander, Allan Emin, que reafirmou o compromisso do Banco Santander com programas que visem à melhoria da Educação.

03.12.2019 Lançamento Edital CAPA Foto Alexandre de Moraes 44“O Santander busca incentivar a educação superior, e, estando aqui, cercados de alunos, podemos ter a dimensão do quanto esse programa vai ajudar e trazer resultados positivos. Estamos muito satisfeitos e desejo sucesso desde já aos alunos selecionados”, comemorou o superintendente.

O lançamento do edital foi precedido pela assinatura do Termo de Cooperação entre UFPA, Santander e Unicamp, ocorrida no último dia 22 de novembro, na Reitoria da Unicamp, em Campinas. Participaram daquela cerimônia o reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho, o superintendente Executivo do Santander Universidades, Steven Assis, e o reitor da Unicamp, Marcelo Knobel.

03.12.2019 Lançamento Edital CAPA Foto Alexandre de Moraes 99O estágio - Serão selecionados até vinte (20) discentes da UFPA, e o estágio será realizado no campus da Unicamp em Campinas. Podem se candidatar alunos indígenas, quilombolas, ribeirinhos e extrativistas. O programa tem como objetivo possibilitar o contato dos discentes da UFPA com a vida acadêmica da Unicamp e estimular a vocação para a pesquisa científica nas áreas de Artes, Ciências Humanas, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas e da Saúde e Tecnologia.

O estágio será realizado no período de 13 de janeiro a 20 de fevereiro de 2020. A UFPA custeará as passagens, a Unicamp será responsável pelo alojamento e pela alimentação dos estudantes, e o Banco Santander proporcionará uma bolsa de R$2.500,00 (dois mil e quinhentos reais) a cada discente para as demais despesas.

03.12.2019 Lançamento Edital CAPA Foto Alexandre de Moraes 113Inscrições - A inscrição de discentes para a realização de estágio já está disponível, e o edital pode ser encontrado na página eletrônica da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp). A submissão da candidatura ocorre de 3 a 13 de dezembro, a análise das candidaturas será feita até 17 de dezembro, e, no dia 18 de dezembro de 2019, serão divulgados os resultados.

Para participar, o aluno precisa preencher o formulário de inscrição com seus dados, organizar os documentos necessários, informar o processo seletivo pelo qual ingressou na UFPA e assinalar as opções de grupos de pesquisa desejáveis para efetuar o estágio. Todos os documentos necessários estão informados no Edital.

Os candidatos deverão submeter as propostas em formato impresso, por meio do Protocolo Geral da UFPA, e devem ser dirigidas ao Gabinete da Propesp. Além disso, deverão comunicar a inscrição por meio eletrônico, para o endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., inserindo no campo ”Assunto” a informação “Inscrição – Programa “Ciência e Artes - Povos da Amazônia”. No e-mail, o candidato precisa informar que efetuou a inscrição no formato impresso, o número do protocolo e um telefone para contato.

Depois do resultado dos selecionados, no dia 20 de dezembro, às 10h, na Sege (Prédio da Reitoria da UFPA, 3º andar), haverá uma reunião dos alunos aprovados com a Propesp, para que sejam repassados todos os informes necessários antes da viagem.

Mais informações na página da Propesp.

Texto: Nayana Batista – Assessoria de Comunicação da UFPA.
Fotos: Alexandre de Moraes